Encontro Estadual da Mulher Contabilista abordou inovação tecnológica e empoderamento feminino
25/10/2018

O Encontro Estadual da Mulher Contabilista mobilizou cerca de 250 pessoas ao auditório do Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, zona Sul do Recife. O evento aconteceu na última terça-feira (23). Na ocasião, foram debatidas diversas tendências, como a inteligência artificial (IA); onde a expansão da tecnologia da informação se torna essencial, sendo a troca de informações o insumo principal para sobrevivência de qualquer negócio, equilibrando a velocidade tecnológica com a vida pessoal.

Durante o encontro, foi realizada uma programação extensa com palestras de Umbelina Lagioia, A Nova Proposta da Estrutura Conceitual e a Influência da Tecnologia; Viviane Uchoa, Panorama da Reforma Trabalhista e seus Impactos na Sociedade Brasileira; Aline Portela, eSocial: Os Desafios da Era Digital na Relação de Trabalho; Fernanda Lima, Compliance Aplicado à Contabilidade; Flávia Brito, O Valor da Informação na Era da Transformação Digital; e Tania Bacelar, Cenário de Mudanças e Desafios para o Desenvolvimento em Pernambuco. Além das palestras, ainda foi realizada uma apresentação cultural e o Talk Show: Impacto da Inteligência Artificial na Vida das Pessoas e dos Negócios, que contou com a participação de Jô Mazarollo, Roseana Faneco Amorim e Mary Elbe Queiroz, com mediação de Dorgivânia Arraes.

Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), José Campos, o evento abre portas para a contabilidade pernambucana: “Um evento como este, realizado pela Comissão Estadual da Mulher Contabilista, é essencial; principalmente em função do crescimento da participação da mulher na sociedade como um todo; nas empresas, no mercado, na economia e também na contabilidade.”

Dorgivânia Arraes, coordenadora do Projeto Mulher Contabilista e vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPE, ressaltou que o encontro acontece em um momento que as mulheres estão caminhando para o protagonismo na sociedade brasileira. “Este evento, que incentiva o empreendedorismo e inspira e encoraja a mulher a ocupar os cargos de liderança com igualdade, veio para ser inesquecível. Também é importante enfatizar que as mulheres contabilistas de Pernambuco já somam 44% de todos os profissionais contábeis. Estamos fazendo valer o nosso papel na contabilidade”, ressaltou.

A palestrante e professora Umbelina Lagioia também afirmou que “Pernambuco tem totais condições de ser um expoente no cenário nacional, não somente na área contábil, mas também nas demais áreas da economia”. Umbelina ainda falou sobre a mulher da atualidade: “A mulher contabilista de hoje carrega a responsabilidade da profissão, que é minuciosa; além de liderar a família, a casa, vida pessoal (...) Então, eu só tenho muito orgulho de ser uma dessas mulheres contabilistas”, finalizou.

A palestrante e coaching Aline Portela deixou sua impressão sobre o encontro: “É importante para o profissional da área contábil, e, principalmente para as mulheres, se atualizar cada vez mais. É através da capacitação que podemos atender cada vez melhor os nossos clientes”, opinou.  Segundo a palestrante Mary Elbe, com o tempo, a mulher ganhou espaço na contabilidade. “A contabilidade, que costumava ser um ambiente de predominância masculina, hoje também é o espaço da mulher. O CRCPE está sendo pioneiro ao realizar um evento estadual focado nas mulheres, com temas que despertam o interesse de todos os profissionais da contabilidade”, comentou.