Sucesso do prêmio O Caduceu 2012
02/04/2012

Na noite da quinta-feira (29/03), a Arcádia Paço Alfandega serviu de cenário para a realização do Prêmio O Caduceu 2012, que agraciou contabilistas e uma instituição de ensino destaque do Estado de Pernambuco. Na mesma noite aconteceu a posse da gestão 2012/2013 do Conselho Regional de Contabilidade – CRC-PE, que tem como presidente o contador, José Eraldo Lucio de Oliveira. E também a comemoração do 65º aniversário de fundação do Conselho.

Não faltaram elogios ao CRC-PE pela organização da noite. Autoridades, políticos, contabilistas e convidados marcaram presença no evento. Sob a voz inconfundível do jornalista Aldo Vilela, que atuou como mestre de cerimônia foi dado início a formação da mesa e entrega dos certificados e troféus. Compondo a bancada, estiveram presentes, representando a Fenacon, o contador Adelvani Braz; o deputado federal (PT-PE), Fernando Ferro; o contador geral do Estado, Carlos Alberto de Miranda Medeiros; representando o presidente do CFC Juarez Carneiro, a contadora Silvia Mara Leite Cavalcante; o atual presidente do CRC-PE, contador José Eraldo Lucio de Oliveira; representando o deputado estadual João Paulo (PT-PE), coronel José Ramos; o presidente do CRC-PB e representando todos os Conselhos Regionais, contador Gilsandro Costa de Macedo; e representando todas as entidades contábeis, a contadora Alba Rosa Nunes Ananias.

Logo após a formação da mesa, foi iniciada a solenidade de posse dos novos membros gestão 2012/2013 do CRC-PE, que convidou assessor jurídico do CRC-PE, Mauro César Cruz, para fazer a leitura do termo de posse do presidente José Eraldo. Em seguida, o vice-presidente da gestão 2010/2011 do CRC-PE, contador Francisco de Assis Galvão Barreto Pinho, fez a entrega do certificado que ratifica o ato de posse. Então, o contador Roberto Vieira do Nascimento proferiu o juramento. Terminada a leitura conjunta com todos os contabilistas presentes, o presidente então empossado para a gestão 2012/2013 fez a leitura da declaração de posse. Logo depois foram entregues os certificados aos novos conselheiros.

Na sequência, os premiados com o troféu O Caduceu foram chamados, um a um, para receber o prêmio e proferir um discurso. Não há dúvidas que a palavra “histórico” define perfeitamente o momento.

Alba Rosa Nunes Ananias foi a primeira a receber o troféu. Em seu discurso, lembrou da juventude na escola técnica da cidade de Garanhuns, registrou a vitória das mulheres na classe contábil e foi presenteada com uma carta da filha (lida pela neta) lembrando da trajetória da mãe.

Como segundo homenageado da noite, o contador Geraldo Queirós discursou sobre a profissão contábil e a sua participação para o crescimento da classe no Estado de Pernambuco, como fundador e primeiro presidente do SESCAP-PE e como vice-presidente Região Nordeste, por duas vezes, da Fenacon.

Em seguida, o contador Edson de Melo, genuinamente caruaruense, subiu para receber seu troféu e compartilhar com todos os presentes os seus quase 40 anos de história na contabilidade, que é entrelaçada com a história de crescimento da sua cidade Natal, sendo o primeiro presidente da Associação dos Contabilistas de Caruaru e Agreste de Pernambuco – ACCAPE.

O quarto troféu foi dado in memoriam do contador e coordenador do mestrado em Ciências Contábeis da UFPE José Francisco Ribeiro Filho. Para receber o troféu e prestar homenagem, subiu o contador Paulo Cezar Ferreira de Sousa, que falou de José Francisco como um dos nomes mais importantes da contabilidade brasileira e como amigo.

O quinto troféu foi dado em homenagem a uma instituição de ensino que é dedicada em formar profissionais de qualidade e engajados em fazer a classe crescer no interior do Estado, a Faculdade de Filosofia e Letras de Caruaru – FAFICA. Para receber a premiação e proferir algumas palavras sobre os valores da instituição, foi convidado ao palco o coordenador geral, padre Everaldo Fernandes da Silva.

Como homenageado especial da noite, o governador Eduardo Campos, por sua bagagem política e ética na representação das classes e do povo pernambucano, seja como deputado estadual, federal, secretário da fazenda, ministro das ciências e tecnologia ou governador.

Tendo sido encerrada a cerimônia de entrega dos troféus, o presidente José Eraldo cortou o bolo simbólico em comemoração ao 65º ano de fundação do Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco. Logo após, foi servido o coquetel para todos os presentes com direito a apresentação de banda.

O Caduceu

Caduceu é o símbolo da Ciência Contábil. Na mitologia grega está ligado ao deus Hermes (chamado Mercúrio, na mitologia romana), que era o mensageiro de todos os deuses por ter agilidade e o dom da adivinhação.