18º CBC dá boas-vindas aos contabilistas brasileiros
25/08/2008

Evento que acontece até próxima quinta-feira, teve início na noite de ontem (24) com a participação de mais de 4 mil pessoas

História, cultura, homenagens e muita emoção marcaram a abertura do 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, na noite deste domingo (24), em Gramado, Rio Grande do Sul.  Personalidades gaúchas foram lembradas como grandes colaboradores de seu apanhado cultural, como Elis Regina, LYa Luft, Gisele Bunduchen, entre tantos outros.
Os presidentes dos CRCs de todo o Brasil, dentre os quais o do CRC-PE, Osni Garcia de Lima, foram apresentados um a um como representantes, não só dos contadores de seu Estado, mas, da trajetória e cultura de seus povos.
A história da Contabilidade não podia ter ficado de fora e foi também contada através de uma diferenciada abordagem, mostrando que a profissão de contabilista é uma das mais antigas do mundo e um dos pilares da economia. Para registrar quão essencial esta profissão é e imortalizar o bom profissional da contabilidade, foi entregue, na presença de autoridades e representantes de entidades como a Fenacon, Ibracon, CFC, Tribunal de Contas da União, Secretaria da Fazenda e outros, a Medalha João Lyra Neto ao professor e contabilista Eliseu Martins.  Outro grande momento da noite. “Receber esta medalha nesta noite histórica me dá maior entusiasmo para trabalhar pelo reconhecimento da profissão, principalmente, neste momento de grande revolução que vive a contabilidade brasileira”, declarou o homenageado.
A presidente do CFC, Maria Clara Bugarim, deu suas boas-vindas aos congressistas e falou das dificuldades e superações da profissão, assim como dos novos rumos a serem seguidos pela classe no Brasil. “Quem se dedicar à participação deste congresso terá uma radiografia precisa da contabilidade brasileira e do potencial que ela oferece”, antecipou Bugarim.
Werner Schunemann e Agnaldo Rayol abrilhantaram ainda mais a cerimônia com seus carismas e talento. Schunemann com sua simpatia traduziu o espírito acolhedor dos gaúchos e Rayol emocionou as mais de quatro mil pessoas através da sua imortal e arrebatadora voz. Em seguida, foi servido coquetel de boas-vindas ao som do grupo FAMA. Uma abertura em alto estilo.
Hoje, pela manhã, foram realizados o Fórum Nacional de Responsabilidade Sócio Ambiental do Sistema, o Fórum Nacional de Contabilidade Pública e o VII Fórum Nacional de Professores de Ciências Contábeis. Agora, à tarde estão sendo apresentados trabalhos científicos e painés. À noite, o show de Carlinhos de Jesus encerra a programação do dia.
Confira, abaixo, as autoridades que estavam presentes à mesa da solenidade

O prefeito de Gramado, Paulo Henrique Bertolucci,a presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim; o senador Sérgio Zambiasi (PTB/RS); o deputado Cláudio Vignatti (PT/SC); o prefeito de Gramado, Pedro Henrique Bertolucci; os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes e Benjamin Zymler; o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado; o presidente da Federação Internacional de Contabilidade (Ifac), Fermín del Valle; o presidente da Academia Brasileira de Contabilidade, Antoninho Marmo Trevisan; o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon; o presidente do CRCRS, Rogério Rokembach; o presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), Agustín Lizardo; o presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais, Francisco Antonio Feijó; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), José Antônio de França; o presidente da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal, António Domingues de Azevedo; o presidente da Atricon, Victor José Faccioni; o diretor-superintendente do Sebrae do Rio Grande do Sul, Derli Cunha Fialho; o presidente do Ibracon, Francisco Papellás Filho; e os agraciados com a medalha João Lyra: professor Antônio Lopes de Sá, Antônio Carlos Nasi, Ynel Alves Camargo e José Maria Martins Mendes.