Home / Notícias
Câmara rejeita projeto que obriga Receita a informar acesso a dados dos contribuintes
Postado por Comunicação CRCPE
23/02/2016

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 113/11, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que obriga a Receita Federal a informar ao contribuinte todas as vezes que seus dados cadastrais e fiscais nos sistemas eletrônicos forem acessados.

O texto rejeitado determina que o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) deve enviar mensagem eletrônica pela internet, especificando dia, hora e unidade do órgão em que foi realizado o acesso, identificação do servidor responsável e natureza dos dados acessados.

Arquivamento

Como a proposta foi rejeitada em caráter conclusivo pela única comissão de análise de mérito, ela deverá ser arquivada, a menos que haja recurso aprovado para que sua tramitação continue pelo Plenário da Câmara.

Difícil execução

Relator do parecer vencedor, o deputado Pepe Vargas (PT-RS) disse que o projeto não apresenta aumento de despesa ou redução de receitas públicas, no entanto, apresenta-se como medida de difícil execução.

"Em vista da quantidade de contribuintes passíveis de exame fiscal, a obrigatoriedade por lei, de comunicação instantânea ou em prazo certo, de cada acesso a dados cadastrais por parte da Receita, cria procedimento de difícil execução, correndo-se o risco de o Congresso Nacional patrocinar aprovação de projeto de lei inexequível”, alerta o relator.

Vargas acrescenta que o sigilo de dados fiscais já é um assunto regulamentado pela legislação brasileira. “O sigilo fiscal está garantido na Constituição Federal. O Código Tributário Nacional também garante a inviolabilidade fiscal. Sabe-se, inclusive, que é de nulidade absoluta na legislação processual a obtenção do sigilo fiscal como prova quando não autorizada judicialmente”, completou.

Fonte: Câmara dos deputados




Últimas notícias

18/08/2017 - Lista de cargos públicos que serão extintos tem datilógrafo, motorista e fiscal de café

17/08/2017 - EFD-Reinf Trará Novos Desafios para o Departamento Pessoal das Empresas

17/08/2017 - A nova regra para majoração no Simples Nacional

17/08/2017 - RFB altera regras sobre geração e preenchimento de GPS em relação ao aviso prévio indenizado

17/08/2017 - Restituição do IR dá fôlego ao contribuinte



ENDEREÇOS
Sede:
Rua do Sossego, 693, Santo Amaro
CEP: 50100-150, Recife, PE
   
Subsedes e Delegacias
Clique aqui
CONTATOS
(81) 2122-6011
crcpe@crcpe.org.br

 



REDES SOCIAIS