Registro / Solicitação de Novo Registro
Solicitação de Novo Registro

Para solicitar o primeiro registro, o Contador formado após 14/06/2010 deve, obrigatoriamente, ser aprovado no Exame de Suficiência, conforme Resolução CFC nº 1.486/2015. Quem se formou antes desta data não precisa realizar o Exame. O registro profissional deverá ser obtido no CRC com jurisdição no local onde o contador tenha seu domicílio profissional.
Clique aqui para mais informações sobre o Exame de Suficiência.

 

Para requerer o Registro Originário, siga os passos abaixo:

1. Separar toda documentação (originais e cópias):

Documento de Identidade.
Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Comprovante de serviço militar (sexo masculino, menor de 46 anos).
Comprovante de endereço residencial recente (ex: conta de água, luz, telefone, etc).
2 (duas) fotos 3x4 iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco, impressas em papel fotográfico. (Clique aqui para ver o modelo).
SE PORTADOR DE DIPLOMA:
Apresentá-lo devidamente registrado (original e cópia) pelo estabelecimento de ensino.
SE AINDA NÃO POSSUIR DIPLOMA:
+ Apresentar histórico escolar e certidão/declaração do estabelecimento de ensino (originais e cópias).
+ A certidão/declaração do estabelecimento de ensino deverá conter a indicação do ato normativo do órgão competente que reconheceu o curso, informando que o requerente concluiu o curso, com aprovação. A certidão/declaração deverá apresentar: nome do requerente, data de nascimento, filiação, nome do curso concluído e colação de grau. Caso a certidão não contemple todos os requisitos mencionados, se contidos no histórico escolar, poderá ser considerada para fins de atendimento deste item.

2. Realizar o pré-cadastro:

3. Após conclusão do pré-cadastro, o profissional deverá emitir os 2 requerimentos (registro e carteira) e os 2 boletos, sendo um referente a Taxa de Registro + Anuidade e outro referente à Carteira de Identiidade Profissional. O pagamento dos boletos deve ser feito no próximo dia útil após a impressão dos mesmos.

4. Comparecer ao CRCPE após 48 horas da realização do pagamento, apresentando os requerimentos emitidos, as fotos e os comprovantes de pagamentos (originais e cópias), juntamente com as originais e cópias dos documentos solicitados.

5. Observação: os formulários emitidos deverão ser assinados na Sede do CRCPE ou em uma de suas Subsedes ou Delegacias. A colheita da digital também deverá ser feita neste mesmo momento.

 

Taxas

Segundo a Resolução CFC nº 1.553/2018, para o primeiro registro serão cobradas as seguintes taxas no exercício 2019:

- Taxa de Registro, Alterações e Certidões Requeridas: R$ 51,00

- Taxa da Carteira de Identidade Profissional: R$ 63,00

- Anuidade: proporcional ao mês de entrada, sendo concedido o desconto de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor da anuidade àqueles que requererem registro até o prazo de 12 (doze) meses da aprovação em Exame de Suficiência ou da conclusão do curso de Ciências Contábeis, considerando-se, para tanto, o que ocorrer por último. Atenção! O valor impresso no boleto já está com o desconto.

 

Resoluções

Resolução CFC 1.553/2018 - Dispõe sobre os valores das anuidades, taxas e multas devidas aos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC's) para o exercício de 2019.
Resolução CFC 1.554/2018 - Dispõe sobre o Registro Profissional dos Contadores.

 

ENDEREÇOS
Sede:
Rua do Sossego, 693, Santo Amaro
CEP: 50100-150, Recife, PE
   
Subsedes e Delegacias
Clique aqui
CONTATOS
(81) 2122-6011
crcpe@crcpe.org.br

 



REDES SOCIAIS