CRCPE realizou eleição e posse da nova diretoria e dos novos conselheiros durante Sessão Plenária
03/01/2020

Foram empossados, na noite desta quinta-feira (2), os novos conselheiros e integrantes da nova diretoria do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE). A renovação de integrantes se refere a 1/3 do plenário do Conselho e tem como presidente a contadora Dorgivânia Arraes. O encontro aconteceu na sede da entidade, no bairro de Santo Amaro, Recife.

Na ocasião, o contador José Campos, que atuou como presidente do CRCPE durante a gestão 2016-2019, agradeceu a participação de todos os conselheiros, vice-presidentes e demais profissionais que contribuíram com seu trabalho. Campos também comentou sobre os profissionais que assumem a nova gestão. “Este é um momento de felicidade para a contabilidade pernambucana, pois esta chapa vem de um consenso de todos nós. Tenho certeza de que esta gestão será constituída de um trabalho de continuidade”, afirmou.

José Campos - presidente gestão 2018/2019 e Dorgivânia Arraes - presidente 2020/2021

“Temos aqui um grupo composto por profissionais experientes e por pessoas novas também. Esta união promoverá renovação, consistência e valorização à contabilidade de nosso estado”, completou. Para o conselho diretor foram empossados Claudio Lino Lippi – vice-presidente de Administração e Finanças; Eduardo Carlos Pessoa de Amorim – vice-presidente de Controle Interno; Roberto Vieira do Nascimento – vice-presidente de Fiscalização; Josemi Sidney Barbosa Vieira – vice-presidente de Registro; e Arnaldo Antonio Duarte Ribeiro – vice-presidente da Câmara Técnica.

Conselho Diretor eleito para o biênio 2020/2021

Para a presidente, contadora Dorgivânia Arraes, o momento foi de emoção e gratidão às gestões que atuaram no CRCPE. “As gestões anteriores serviram de exemplo e alicerce para que eu hoje possa, junto ao novo conselho diretor e com todos os colaboradores do CRCPE, cumprir todas as propostas apresentadas aos profissionais da contabilidade”, explicou. “Ser a primeira mulher a assumir a gestão deste conselho, em seus 73 anos de existência, é uma responsabilidade muito grande e um papel que desenvolverei com muito empenho”, comentou.

Durante seu discurso, Dorgivânia agradeceu à presença de Maria Eduarda, estudante araripinense que se inspirou na contadora e que possui história de conquistas utilizando a educação como aliada. “Maria Eduarda é uma estudante que eu conheci quando tinha apenas 14 anos. Há três anos ela veio ao Recife para me conhecer pessoalmente, pois acompanhava a minha história na escola pública onde eu estudei. Ela, apesar de muito jovem, nos inspira, pois participou de um intercâmbio pelo Governo do Estado para o Canadá e das Olimpíadas de Matemática na China, representando Pernambuco. Eu a vejo como uma jovem liderança”, afirmou.

A estudante também comentou o momento de agradecimento: “Para mim foi uma honra enorme ter sido citada no discurso de Dorgivânia. Por conhecê-la, não tenho dúvidas de que ela desenvolverá uma gestão brilhante. Ter aqui uma mulher conterrânea do sertão e do município de Araripina simboliza um momento de representatividade. É uma motivação para nós mulheres chegarmos onde quisermos”, explicou.

Conheça a nova presidente do CRCPE

Maria Dorgivânia Arraes Barbará
Natural de Araripina, no Sertão de Pernambuco

Nascer no interior e vir trabalhar na capital exige determinação e mudança de rotina. A nova presidente do CRCPE aprendeu sobre resiliência desde jovem, quando na escola pública em que estudou, em Araripina, mostrou-se exemplo de coragem e dedicação. Envolvida em diversos projetos escolares e desenvolvendo atitudes de liderança, Dorgivânia utilizou da educação como ferramenta de transformação em sua vida. Mesmo diante das dificuldades do dia a dia, como a ausência de livros, ela buscava, como estudante, alcançar a informação e fazer a diferença.

“Nasci no sertão, na serra, sem muitas condições. Mas apesar dos obstáculos sociais enfrentados à época, aprendi que quando nos valorizamos e buscamos nossos objetivos com perseverança, conseguimos chegar onde queremos. Quando nos valorizamos, também conseguimos valorizar a nossa profissão”, comentou Dorgivânia. “A liderança está na minha vida desde os 14 anos, quando precisei estar presente assumindo responsabilidade na minha família, cuidando dos meus irmãos. Ali eu aprendi que há momentos de dizer sim e momentos de dizer não, além de desenvolver uma postura de decisões”, acrescentou Dorgivânia.

Confira o currículo de Dorgivânia:

Sócia-diretora da empresa Finanza – Consultoria & Contabilidade desde 01/02/1994, consultora na área de gestão empresarial, contábil, tributária e legislação trabalhista, certificada pelo SEBRAE e CFC/CRC, através do programa Contabilizando o Sucesso, pós-graduada em recursos humanos, pós-graduada em Planejamento Tributário pela UFPE, membro da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis. Credenciada SEBRAE, SENAC e FECOMÉRCIO; bacharel em Letras pela UPE; Ciências Contábeis pela FBV; coordenadora do Projeto Mulher Contabilista do CRCPE; atuou como professora da Universidade Corporativa Petrobrás e é membro da Academia Pernambucana de Ciências Contábeis– APECICON.

Conselheiros de 1/3 tomam posse para o mandato 2020 a 2023.

Conheça a nova Diretoria do CRCPE – 2020/2021

Conselheira MARIA DORGIVÂNIA ARRAES BARBARÁ