CRCPE busca inovação tecnológica para a contabilidade pernambucana através do Porto Digital
31/01/2020

O Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco, representado pela sua presidente, a contadora Dorgivânia Arraes, participou na quinta-feira (30/01), de uma reunião com representantes do Porto Digital, entre eles, o diretor presidente Pierre Lucena, o diretor de inovação e competitividade, Heraldo Ouren e o diretor Jurídico Alexandre Uchôa.

Realizado na sede do Porto Digital, no Cais do Apolo em Recife-PE, o encontro abordou a força da contabilidade pernambucana e a importância de aproximar o profissional contábil das inovações tecnológicas e das ferramentas de inteligências artificiais, uma vez que, essa transformação digital traz suportes para otimizar o dia a dia das empresas e dos profissionais.

Na visão da presidente do CRCPE, os profissionais da contabilidade precisam se adequar a utilização das ciências de dados, não só pela exigência do mercado, mas pelo fato de saber analisar as informações para atuar de forma estratégica junto às organizações. Dorgivânia ainda ressaltou que a tecnologia está a favor da ciência contábil e través do conhecimento que essas empresas aportadas no Porto Digital oferecem para o mercado, o próprio profissional contábil, seja ele autônomo ou empresário, independente da área de atuação, que ele possa utilizar de ferramentas pernambucanas, desse grande centro tecnológico.

Entre as inovações buscadas para a contabilidade pernambucana, foi discutido sobre a criação de ferramentas que deem suporte aos profissionais, facilitando e agilizando a comunicação com o CRCPE, como criação de plataformas digitais, melhorias do site institucional, produção de podcasts, além de parcerias com os programas desenvolvidos pelo Conselho, como o CRC Mulher, o Programa de Voluntariado da Classe Contábil, Jovens Contabilistas, entre outros.

Para o presidente do Porto Digital, também será possível a realização de uma “jornada de imersão e inovação”, onde a classe contábil poderia conhecer, através de palestras e cursos, o funcionamento do parque tecnológico, tendo como foco a inteligência artificial na contabilidade.

Sobre o Porto Digital

Classificado pela empresa de consultoria A.T. Kearney como o maior e mais rentável parque tecnológico do Brasil, é um ambiente de inovação, atuando nos eixos de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC), com ênfase nos segmentos de games, cine-vídeo-animação, música, fotografia e design e tecnologias urbanas como área estratégica.

Esq. dir.: Pierre Lucena; Dorgivânia Arraes; Heraldo Ouren; Alexandre Uchôa.