1º Encontro Pernambucano Online de Perícia Contábil reuniu profissionais em evento inédito
15/09/2020

Nos dias 11 e 12 de setembro, profissionais de todo o Brasil receberam o 1º Encontro Pernambucano Online de Perícia Contábil, uma realização do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE). Este foi um encontro inédito, que teve como proposta trazer o conhecimento aos profissionais da contabilidade promovendo atualização na área de perícia contábil. O evento contou com a abordagem “A importância social da perícia contábil’’.

Para a presidente do CRCPE, Dorgivânia Arraes, o Encontro foi de extrema importância por abordar assuntos de necessidade imediata e atual para os profissionais. “A perícia contábil, seja ela judicial ou extrajudicial, é uma prática consagrada em lei, sendo uma das prerrogativas privativas dos profissionais da contabilidade. É uma prática indispensável no processo de resolução de conflitos”, afirmou a presidente.

Para Rafael Gustavo Guimarães, presidente da APJEP – Associação dos Peritos do Estado de Pernambuco, "o encontro proporcionou conhecimento sobre toda a fase de perícia contábil, o que foi muito gratificante. Gostaria de parabenizar a presidente do CRCPE e agradecer a presença de todos os alunos, profissionais contábeis, professores e advogados que participaram", comentou.

Paulo Cezar, conselheiro do CRCPE e também presidente da Comissão de Perícia do Conselho, também comentou a importância do evento: “Este Encontro trouxe novidades e reforçou aspectos relevantes da perícia contábil. Foi um evento responsável por atender as necessidades de profissionais iniciantes e também aqueles que já possuem experiência na área”, comentou.

Os temas foram abordados por palestrantes renomados, de forma global e também aprofundada, com todo o conteúdo respaldado na legislação vigente. O evento foi marcado pelas seguintes presenças:

Painel: Constatação prévia e assistência pericial contábil na recuperação judicial com foco na tomada de decisão – Sandra Maria Batista e Silvia Maria Cavalcanti; Painel: Como deve ser o relacionamento entre perito do juízo e os assistentes técnicos; Painel: Qual é o futuro da Perícia Trabalhista? – João Paulo Ferreira Neto, Gleidson Ramos Ferreira e Rafael Gustavo Guimarães de Carvalho; Palestra: Perícia Criminal: desafios e oportunidades para o perito contador – Adílson Carvalho Silva; Palestra: O Excel como ferramenta essencial para o perito  - Geraldo José Moura de Almeida Braga; Painel: Quais são os fatores que devem determinar o valor dos honorários periciais? Bruno Vicente Ferreira de Oliveira; Painel: A perícia contábil, ótica do perito, advoga e juiz – Garibaldi Dantas Filho; Cleyber Valença Cordeiro Pires; José Raimundo Santos Costa; e Palestra: O aspecto social da perícia contábil.