Home / Notícias
2020: Ano de atitude, união e Transformação!
Postado por Comunicação CRCPE
23/12/2020

2020 foi um ano de inúmeras descobertas, ações, realizações e, acima de tudo, transformações. Ainda no comecinho, surpreendidos pela pandemia, reagimos com ATITUDE, lutando em defesa da classe contábil, do empresariado, dos contribuintes. Fomos ainda mais reconhecidos e valorizados, mostramos à sociedade o quanto somos essenciais.

Descobrimos que podemos potencializar o alcance das nossas ações de desenvolvimento profissional e realizamos inúmeros eventos online, onde o público compareceu e investiu seu tempo no aprendizado de um modo singular através de lives, painéis e diversos encontros e semanas temáticas realizadas em plataformas como Instagram, Youtube (CRCPE TV) e Zoom. Comprovamos agora, ainda mais, que o aprendizado não tem fronteiras.

Além do trabalho incansável dos nossos setores, as comissões PVCC-PE, CRCPE Mulher e CRCPE Jovem também fizeram acontecer. Foram inúmeras campanhas, eventos online e ações que mostraram o quanto a união faz toda a diferença e nos torna mais fortes.

Agradecemos sua presença, nos acompanhando e esperamos que estejamos ainda mais próximos em 2021. Que possamos fazer dele um ano de muita ação e superação e ainda mais repleto de realizações!

Preparamos uma retrospectiva dos principais momentos e eventos em 2020.

Confira:

Posse da diretoria marcou o início de 2020

 

No início do ano o CRCPE, realizou uma comemoração que já faz parte da história da contabilidade pernambucana. O prêmio O Caduceu, conhecido como o "Oscar" da contabilidade pernambucana, foi realizado reunindo profissionais de todo o país e homenageando alguns dos que se destacaram no estado.
Também aconteceu a posse da nova diretoria do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), eleita para o biênio 2020-2021.

“Hoje eu tenho um sentimento de gratidão enorme por estar aqui representando as mulheres contabilistas e todas as mulheres brasileiras. Uma das prioridades desta gestão será a Educação Continuada, voltada para a transformação digital dos profissionais contábeis”, comentou a presidente. Dorgivânia também ressaltou a importância em realizar mais uma edição do prêmio O Caduceu: “Esta premiação é essencial, pois homenageia profissionais, entidades, instituições de ensino e personalidades. Além disso, hoje reafirmamos nosso compromisso como conselho, através de três pilares: registro, fiscalização e Educação Continuada”, explicou.

Confira mais: https://www.crcpe.org.br/noticias/noticia.php?id=2190

 

CRC Ativo: Reuniões e articulações com órgãos e entidades fortaleceram parcerias e ações

 

Estamos sempre em contato com entidades e órgãos de interesse da classe contábil, como Sebrae-PE, SESCAP-PE, APJEP, Apecicon, entre outras. Além disso, buscamos inovar e apresentar nossas pautas ao Governo do Estado, Porto Digital; e firmar união e apoio a projetos como a Orquestra Criança Cidadã e outros.

Durante a pandemia a integração do CRCPE com diversos órgãos se fortaleceu ainda mais.

Um dos exemplos foi o estreitamento da relação com o Sebrae-PE através de parceria, no segundo semestre, para realização de cursos de formação.

Os laços com a SEFAZ também se fortaleceram e, no final de novembro, em reunião na Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco, o CRCPE e SESCAP-PE trataram do Sistema Fronteiras, através de proposta de um trabalho conjunto visando melhorar a comunicação e cobrança.

Sempre a representação necessária às demandas atuais da classe contábil.

 

Lutas e Conquistas

 

Uma das ações do CRCPE é buscar soluções às demandas dos profissionais de contabilidade de Pernambuco. Essa ação é feita por meio de documentos, ofícios, reuniões; contato com entidades e órgãos relacionados, e resultam em conquistas e melhorias ao cotidiano da classe contábil.

Aprovação de prorrogações de prazos de tributos em meio à pandemia de COVID-19, envio de solicitações para mitigar os impactos da doença na economia local às autoridades e aprovação da protocolação eletrônica de atos e documentos físicos são algumas das tantas medidas que resultam do trabalho de representantes deste Conselho.

Além da luta diária e intensa pela prorrogação do prazo de recolhimento do ICMS e da entrega das Obrigações Acessórias diante da pandemia do Coronavírus (COVID-19), algumas das conquistas foram a prorrogação, para o dia 30 de junho de 2020, do prazo para apresentação da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) e da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei), referentes ao ano calendário 2019; Além do diferimento parcial do ISS no Município de Petrolina e ainda prorrogação dos prazos para quitação dos tributos municipais em Santa Cruz Capibaribe e ainda no município de Serra Talhada, com suspensão da propositura de novas execuções fiscais de tributos que não estejam prestes a prescrever e de novos protestos extrajudiciais dos créditos tributários e não tributários inscritos em dívida ativa e de novas inscrições de contribuintes inadimplentes no SPC/Serasa. Confira linha do tempo com as principais movimentações https://cq-covid19.com/crcpe

Foi um ano em que governo e sociedade puderam reconhecer, ainda mais, que o papel do profissional da contabilidade é ESSENCIAL. Trabalhamos incansavelmente, com diversos projetos, articulando junto a diversos agentes do desenvolvimento para fortalecer a classe, possibilitando que ela exerça seu papel de cuidar da saúde das empresas.

Estamos juntos trazendo a inovação para o nosso CRC, a cada movimentação das nossas comissões, conselheiros, colaboradores. Gratidão a todos e sigamos juntos, com atitude, união e transformação em ação!

 

Lives no Youtube e Instagram marcaram um ano repleto de interações

Interatividade e transformação! Estamos vivendo um momento em que estar próximo, mesmo estando longe, é fundamental para continuidade do nosso trabalho de atuar em prol da classe e da sociedade. Durante o ano, tivemos mais de 33.000  visualizações em nossas Lives! Parabéns a todos os profissionais que estão sempre se atualizando e buscando SER mais, evoluir!

É muito gratificante estarmos presentes no seu dia a dia. Juntos somos mais fortes e podemos transformar nosso mindset e a realidade ao nosso redor. Agradecemos a audiência de todos e reforçamos o nosso compromisso com a classe contábil, pois, juntos, venceremos qualquer desafio!

Acompanhe nossas redes sociais e nosso site que estaremos em breve divulgando novas lives e cursos online para você também no ano de 2021.

 

 

Diversos Eventos e Cursos foram realizados de forma online

 

O CRCPE entende que o Desenvolvimento profissional é essencial e por isso valoriza e apoia o desenvolvimento profissional em todos os momentos, especialmente nos mais desafiadores como foi o ano de 2020.

O ano foi marcado por eventos online. Foram realizados 75 cursos, sendo 16 presenciais, 54 à distância e 05 minicursos, totalizando 3.400 participantes, além de 134 lives com mais de 33 mil visualizações.

Grande parte dos eventos foram gratuitos ou com valores acessíveis, pensados para auxiliar da melhor forma a nossa categoria.⠀
⠀⠀
E vem mais por aí em 2021! Conte sempre com o CRCPE, pois estaremos sempre por aqui e por você, profissional da Contabilidade.⠀

Seminário de Perícia Contábil

A Perícia esteve em evidência esse ano através de um encontro online inédito em Pernambuco! O 1º Encontro Pernambucano Online de Perícia Contábil reuniu palestrantes reconhecidos nacionalmente e teve uma participação em massa de profissionais do estado de Pernambuco e também de outras regiões do país.

O evento, ocorrido nos dias 11 e 12 de setembro, foi uma realização do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE) em um feito inédito em plataforma online, e que levou conhecimento e atualização na área de perícia contábil. O evento teve como tema “A importância social da perícia contábil’’, que foi abordado de forma global e também aprofundada, com todo o conteúdo respaldado na legislação vigente.

Entre as presenças que abrilhantaram o evento, estiveram: Silvia Mara Cavalcanti – Conselheira do Conselho Federal do Contabilidade (CFC); Adilson Carvalho Silva – Perito Criminal Federal na Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal na Bahia; José Raimundo Santos Costa – Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Pernambuco; Paulo Cezar Ferreira de Souza – auditor e ex-presidente da APJEP – Associação dos Peritos do Estado de Pernambuco; Sandra Maria Batista – Presidente da Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores e outras participações mais do que especiais.

 


8) CRCPE correaliza a CONECON

 

Momentos de imersão, de descobertas, de interação e reinvenção. Quem viveu o Conecon 2020 junto com a gente, esteve imerso em trilhas do conhecimento que geraram muitos insights e, com certeza, vão marcar suas trajetórias profissionais.

A presidente do CRCPE, Dorgivânia Arraes, representou a contabilidade pernambucana na solenidade de abertura da Conexão Nordeste de Contabilidade, no dia 21/10. O evento, foi 100% on-line com programação exclusiva e pontuado pelo PEPC-CFC.

Nosso agradecimento a cada um que fez parte. #gratidao dos CRCs do Nordeste para todo Brasil!

Para rever o evento acesse o Youtube do CRCPE – Clique nos links a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=8botkII3j7I

https://www.youtube.com/watch?v=6l17sSof5xY

https://www.youtube.com/watch?v=ec3jBFoR3PU

 

Comunicação e interatividade: Crescimento de mais de 200% nas redes sociais

 

O Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE) também está sempre buscando levar aos profissionais e à população esclarecimentos sobre assuntos de interesse do momento.

Nas redes sociais o crescimento foi muito expressivo. No instagram triplicamos os seguidores. Em janeiro eram menos de 5 mil passamos para mais de 15 mil através de ações orgânicas e muita movimentação em nossa timeline.

Através das postagens da editoria “Radar Contábil” o CRCPE divulga, toda semana, as notícias de destaque para a classe contábil, além da divulgação de eventos, movimentações e atuação, conquistas, campanhas realizadas por suas comissões e a própria realização de eventos ao vivo (lives) no instagram e Youtube, com a TV CRCPE criada também em 2020.

Fique conectado e siga nossas redes!

https://www.instagram.com/crcpe/

https://www.facebook.com/crcpernambuco

https://www.youtube.com/channel/UClOypoW5qjOvO4ps6FjsjDQ

 

PVCC-PE se movimenta em diversas campanhas

 

Ao longo do ano, o Programa de voluntariado da Classe Contábil em Pernambuco se movimentou bastante, através de diversas campanhas de ajuda solidária, além de lives educativas em que a conscientização foi a palavra-chave, tendo a as campanhas de destinação do Imposto de Renda para os fundos municipais uma das mais trabalhadas junto aos profissionais da contabilidade.

Em junho, mês da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, o PVCC-PE realizou campanha de arrecadação de fraldas geriátrica (Dia D – Unidos pelo bem dos idosos do nosso país) e arrecadou 1.120 pacotes de fraldas geriátricas no estado de Pernambuco, obtendo um verdadeiro sucesso com um número expressivo de doações à diversas entidades que cuidam de idosos em todo estado.

Em agosto foi a vez da semana de lives com o tema "Voluntariado: um olhar social" e durante todo o ano o projeto realizou várias outras lives como Educação Financeira em tempos de adversidade (https://www.instagram.com/p/CH_HQrGCpP_/), Cuidar dos Idosos e ter uma Gestão Eficiente na Instituições de Longa Permanência para Idosos - ILPI's" (https://youtu.be/e0L7qMqiOeg), entre outras cuja gravação stá disponível no Instagram ou Youtube do CRCPE.

 Em outubro, a solidariedade se vestiu de rosa e de empatia, com a campanha de doação de lenços e máscaras para ONGs, junto com CRCPE Mulher e CRCPE Jovem

Agora em dezembro, foi a vez do Natal comunitário da Esperança, com arrecadação de doações e o  Imposto de Rendaa Solidário (campanha de conscientização acerca da destinação do IR).

 

CRCPE Mulher traz à tona temas relevantes

 

Em 2020 o CRCPE Mulher ampliou ainda mais seu roll de temáticas e tratou de temas de alta relevância não apenas para o universo feminino, mas para a sociedade como um todo.

Além de homenagens e movimentações dirigifdas à mulher, como o evento  SEJA SUA MELHOR VERSÃO realizado no dia 10 de março com Aline Portela,e as palestrantes Aline Calumby Pacífico e Isabela Brandão Vieira com a palestra Desmistifcando a Lei Geral de Proteção do Dados. Foram diversas campanhas de conscientização, com mensagens educativas e realização de lives, entre elas Setembro amarelo https://www.instagram.com/p/CFNKIG5hP0d/, Outubro rosa https://www.instagram.com/p/CGqQH0cB-UT/, Novembro azul https://www.instagram.com/p/CH0SXO8BJI7/, Consciencia negra https://www.instagram.com/p/CHu9bMghN8j/

 

CRCJovem: Atitude e atuação

 

Super dinâmico, o CRCPE Jovem se movimentou o ano inteiro, realizando e divulgando diversos eventos online, além de tratar de muitos temas de interesse dos jovens profissionais e estudantes.

Entre os assuntos abordados nas quase 30 lives realizadas, muitos temas relacionados ao empreendedorismo palestrantes renomados nacionalmente, como Fernanda Rocha do CSC, com a live “Metodologias para salvar as empresas da crise”; Aline Portela com o tema “Liderança e Protagonismo na Contabilidade”; o Consultor Empresarial Osiris Caldas com o tema "Gestão Empresarial em Tempos de Crise"; "Como iniciar sua empresa contábil" com Mateus Calegari e Ana Beatriz Souza; "Contrata-se pelo Currículum, Demite-se pelo Comportamento!" com a Prof. Lorena Pinho com o tema  e muitos outros eventos, com gravação disponível no instagram da comissão https://www.instagram.com/crcjovempe/ ou no Youtube TVCRCPE.

 

 




Últimas notícias

28/03/2024 - Exame de Suficiência 1º/2024: edital publicado!

27/03/2024 - Câmara aprova projeto que altera a Lei de Falências

27/03/2024 - Conselho aprova FGTS Futuro, que deve ampliar acesso de famílias ao crédito habitacional

27/03/2024 - Receita alerta: Contribuinte tem até o dia 1º de abril para aderir ao programa de Autorregularização Incentivada de Tributos

27/03/2024 - Senado vai analisar projeto que amplia limites de receita bruta para MEI



ENDEREÇOS
Sede:
Rua Carlos Gomes, 481, Prado
CEP: 50720-135, Recife, PE
   
Subsedes e Delegacias
Clique aqui
CONTATOS
(81) 2122-6011
crcpe@crcpe.org.br

 



REDES SOCIAIS