Home / Notícias
Artigo: 2020 e o nosso compromisso com a sustentabilidade
Postado por Comunicação CRCPE
29/12/2020

Por Zulmir Breda, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

Se eu fosse resumir 2020 em algumas palavras, certamente usaria resiliência, equilíbrio e perseverança como características pessoais fundamentais para a superação de um ano tão desafiador. Por outro lado, também vejo que, em meio às diversas dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, as organizações, em nível mundial, fizeram ecoar um termo de amplo significado – sustentabilidade –, que se tornou um marco para o ambiente corporativo de 2020.

É notório, aqui e acolá, que o compromisso assumido em relação às práticas sustentáveis não é mero modismo. Representa uma nova consciência quanto a variados aspectos das relações sociais, ambientais e de governança das organizações. Isso está expresso nos princípios conhecidos pela sigla ESG – Environmental, social and corporate governance, utilizados como uma referência para nortear o hoje e o amanhã das entidades, sejam empresariais ou de outros tipos.

No Conselho Federal de Contabilidade, esse compromisso já vem sendo efetivamente utilizado, por meio de ações que têm como foco a sustentabilidade da organização, da profissão contábil e da sociedade brasileira. São práticas sustentáveis que estão previstas, por exemplo, no Plano de Logística Sustentável (PLS) e no Plano de Integridade do CFC. Outro destaque nesse sentido é o processo de adequação do Conselho à ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno.

Além disso, neste mês de dezembro, demos mais um passo importante para formalizar o nosso engajamento com os princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Essas são as esferas contempladas no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e são convergentes com o conceito sistêmico que envolve a sustentabilidade.

Em uma “Carta de Compromisso para organizações sem atividade empresarial”, endereçada ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o CFC afirmou o seu apoio aos 10 Princípios do Pacto Global, comprometendo-se a difundi-los aos funcionários do Sistema CFC/CRCs, aos parceiros, aos clientes e ao público em geral.

Ainda, o documento levou o nosso compromisso de transformar os Princípios do Pacto em parte da cultura organizacional do CFC e registrou o nosso apoio para sediar, quando possível, os eventos do Pacto Global da ONU no Brasil. Na carta à Secretaria-Geral da ONU, também expressamos o nosso envolvimento para incentivar os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) a participarem da Rede Brasil do Pacto Global e a implementarem os 10 Princípios.

Com essa iniciativa, posicionamos a entidade responsável por preservar e desenvolver a profissão contábil no Brasil como uma aliada das causas justas e das práticas de desenvolvimento sustentável. Neste admirável mundo interconectado em que vivemos, é nossa responsabilidade ir além da missão institucional para contribuir com toda a sociedade.

Dessa forma, nos despedimos de 2020, esperando que 2021 traga boas-novas de saúde e prosperidade para todo o mundo.

 




Últimas notícias

26/11/2021 - Nova sede do CRCPE é inaugurada durante solenidade que reuniu lideranças da Classe Contábil

26/11/2021 - Exame de Suficiência: resultado preliminar está disponível

22/11/2021 - Reunião Plenária de novembro foi realizada nesta segunda-feira 22/11

19/11/2021 - Eleições CRCs 2021: Troque sua senha provisória pela definitiva

19/11/2021 - Confira o resultado final do QTG da 22ª edição do Exame de Qualificação Técnica



ENDEREÇOS
Sede:
Rua do Sossego, 693, Santo Amaro
CEP: 50100-150, Recife, PE
   
Subsedes e Delegacias
Clique aqui
CONTATOS
(81) 2122-6011
crcpe@crcpe.org.br

 



REDES SOCIAIS