CRCPE realiza Reunião Plenária de fevereiro com a participação de convidados do CFC e do CARF Recife
22/02/2021

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (22), a Reunião Plenária Ordinária de número 1.534 do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE). A sessão, realizada de forma virtual, foi presidida pela presidente do CRCPE, Dorgivânia Arraes, e contou com a participação de convidados e conselheiros do CRCPE e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Entre os convidados, o vice-presidente de Políticas Institucionais do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, que relatou algumas ações desenvolvidas pela sua Câmara, enfatizando a necessidade e os desafios de reinvenção da articulação institucional durante a pandemia.

O vice-presidente também falou sobre os ganhos significativos para o sistema durante esse período, mostrando um papel importante na sociedade, onde a classe contábil teve um reconhecimento de sua importância, demonstradas através de várias ações.

Entre as ações destacadas, a campanha de apoio às famílias do estado do Amazonas, as ações em parceria com o Ministério da Mulher para destinação de fundos através do IRPF e o estreitamento de parcerias com os organismos internacionais da contabilidade, foram citados por Joaquim de Alencar.

No encontro também esteve presente o representante do CRCPE no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais da Prefeitura do Recife (CARF), o contador Ivo Barboza, que falou sobre sua atuação no CARF e também a honra em representar a classe contábil pernambucana na prefeitura do Recife, ressaltando a importância da valorização das entidades de classe pelos profissionais que fazem parte da contabilidade. Ainda de acordo com ele, é necessário mostrar seriedade e qualidade nos serviços desenvolvidos pelos profissionais contábeis para a sociedade.

Os participantes também puderam acompanhar o andamento da construção da nova sede do CRCPE, que está em fase de acabamento, sendo construída no bairro do Prado em Recife e deve ser finalizada ainda neste semestre.

As ações das vice-presidências do CRCPE, também foram apresentadas com as devidas prestações de contas das atividades realizadas no mês.

Os conselheiros do CFC e também ex-presidentes do CRCPE, Geraldo Batista e José Campos, além de representantes do Programa de Voluntariado da Classe contábil, CFC Mulher e Jovens Contabilistas, também participaram da reunião.