Reunião Plenária de agosto foi realizada nesta segunda-feira 30/08
30/08/2021

Foi realizada no final da tarde desta segunda-feira, a milésima quingentésima quadragésima segunda (1.542ª) Reunião Plenária Ordinária do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco, realizada através de videoconferência, com a participação da presidente Dorgivânia Arraes, vice-presidentes, conselheiros, delegados e funcionários da entidade.

A reunião teve início com a leitura e aprovação da ata da Reunião Plenária do mês de julho, além de citar as correspondências recebidas, correspondências expedidas e novas portarias.

Na ocasião foram apresentadas as ações da Câmara de Desenvolvimento Profissional, Câmara de Controle Interno, Câmara de Fiscalização, Câmara de Registro, Câmara de Administração e Finanças e Câmara Técnica, além das apresentações do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e do projeto CRCPE Mulher.

O vice-presidente de Administração e Finanças, Claudio Lippi, apresentou aos conselheiros algumas ações de comunicação interna que estão sendo realizadas com os funcionários do conselho, com o objetivo de abordar temas diversos, de uma forma leve, como prevenção da covid, dicas de boa utilização da intranet do CRCPE, entre outras.

Entre os assuntos abordados, a presidente falou sobre a Reunião de Presidentes, Diretores e Assessores Jurídicos dos Conselhos de Contabilidade da Região Nordeste, que deve acontecer nos dias 08 e 09 de setembro.

Outro ponto abordado foi o Exame de Qualificação Técnica do CFC, que deve acontecer nos dias 27 de setembro para qualificação Técnica Geral e 08 a 12 de novembro para provas específicas.

A presidente também falou sobre a indicação do conselheiro Jorge Luiz de Souza para representar o CRCPE na Comissão do Exame de Qualificação Técnica de Peritos do Conselho Federal de Contabilidade.

Também foi discutido sobre o envio dos modelos de formulários para autorização de acesso aos dados de bens e rendas das Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), documento que autoriza os órgãos de controle interno e o Tribunal de Contas da União (TCU) a ter acesso às Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física.

A presidente aproveitou a ocasião para deixar marcada a Reunião Plenária do mês de setembro, que será antecipada para o dia 16 e será realizada de forma presencial.