CRCPE participa de reunião para tratar sobre Plano de Ação da Jucepe
30/09/2021

O plano é voltado à melhoria do processo de registro e legalização na Junta Comercial e conta com a participação do Sebrae.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco, Dorgivânia Arraes, acompanhada da vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPE, Deborah Barros, e do vogal da Jucepe, pelo CRCPE, Nelson Mitimasa, estiveram, na manhã desta quinta-feira (30/09), na sede da Junta Comercial, no bairro de São José, para participar da reunião que visa elaborar o Plano de Ação da Jucepe.

Voltado à melhoria do processo de registro e legalização pela Junta Comercial do Estado de Pernambuco, o plano também conta com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), além da participação de órgãos envolvidos no processo de registro e legalização de empresários e pessoas jurídicas, entre eles, o CRCPE, SESCAP-PE, Receita Federal, AMUPE, APEVISA e outros.

Entre os objetivos apresentados, foi evidenciado a necessidade da implementação de ações voltadas à simplificação e à desburocratização do processo de registro e legalização de empresários e pessoas jurídicas, para facilitar a vida dos empreendedores, atrair investimentos e gerar mais emprego e renda no Estado de Pernambuco.

Conforme Ofício emitido pelo Ministério da Economia, e enviado às Juntas Comerciais, a necessidade de Construção de um Plano de Ação para cada estado Brasileiro foi reforçada pelos indicadores do Relatório Doing Business Subnacional 2021, que objetiva mensurar a facilidade de ser fazer negócio e a qualidade do ambiente regulatório para empreendedores em 190 países.

Dentro do Plano de Ações elaborado pelas entidades, o CRCPE e o SESCAP-PE devem participar de estudos dos usuários a fim de enxergar melhorias que possam ser implantadas no processo de abertura e licenciamento de empresas em Pernambuco, facilitando a sua compreensão dos usuários acerca das exigências a serem cumpridas.

Na ocasião, a vice-presidente Deborah sugeriu que seja feita uma Integração entre os Conselhos de Classe e a Jucepe, para que estes possam registrar quais são as atividades com obrigatoriedade de registro em seus respectivos órgãos de classe.

Durante o encontro os representantes das entidades pontuaram alguns ajustes e observações que serão adicionadas ao Plano de Ação, que deve ser finalizado até o dia sete de outubro.