Reunião entre CRCPE e POLI-UPE define ações para viabilizar parceria de inovação tecnológica
22/04/2022

Na manhã da quarta-feira (20/04), a presidente do CRCPE, Dorgivânia Arraes, esteve reunida com representantes da Escola Politécnica de Pernambuco – Poli (Universidade de Pernambuco), para definir ações que viabilizem uma parceria entre as instituições, com relação à inovação tecnológica e outros temas, facilitando a comunicação entre a Universidade de Pernambuco e o profissional da contabilidade, tendo o CRCPE como elo dessas ações.

Também estiveram presentes no encontro: o diretor da Poli, José Roberto de Souza Cavalcanti; o vice-diretor da Poli, Alexandre Duarte Gusmão; o professor de Engenharia da Computação da Poli, Fernando Buarque; e o vice-presidente da Câmara Técnica do CRCPE, Fábio Lima.

Durante o encontro foram apresentadas três ações, sendo elas:

1 - Ampliar para todo o Brasil o MBA em Ciência de Dados em formato virtual. O MBA já é oferecido presencialmente pela Poli-UPE em parceria com CRCPE.

2 – Viabilizar o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas de inovação para resolver problemas comuns ou específicos das empresas de contabilidade.

3 – Atualização da grade curricular do curso de graduação em Ciências Contábeis, trazendo disciplinas mais atuais.

O diretor da Poli, citou que, a UPE tem uma missão importante no desenvolvimento do estado de Pernambuco e também falou sobre a importância da interação com o setor produtivo e governamental. “- Essa parceria é importante para ter uma permeabilidade maior nas empresas do estado, fazendo com que o desenvolvimento seja cada vez melhor e a competitividade do estado seja cada vez de maior qualidade. Já temos uma parceria com o CRCPE através do MBA em Ciência de Dados e queremos ampliar essa parceria através de outros cursos de extensão, com menor duração de carga horária, fazendo uma interação com o Instituto de Inovação Tecnológica da UPE, onde possamos desenvolver sistemas de inovação para todas as empresas que são registradas no CRCPE. ”

O professor José Roberto também falou que, o Conselho é um vetor importante na atualização da grade curricular em ciências contábeis, para viabilizar a inserção de mais disciplinas que tenham ligação com tecnologia da informação, programação de computação, ciência de dados e estatística, uma necessidade atual do curso e dos profissionais da contabilidade.

Durante a visita o vice-diretor destacou que a Poli tem 110 anos atuando com foco nas engenharias, e essa interação com o CRCPE vai permitir que os serviços e projetos em várias esferas sejam estreitados, inclusive, com a formação em ciência de dados, que é uma habilidade nova na contabilidade. O professor Alexandre também pontuou que espera poder trabalhar em outras áreas, como por exemplo, a parte de manutenção predial, conforto técnico, energia, e consumo energético, setores em que a escola possui cursos de graduação, pós-graduação e expertise. Ele também elogiou a estrutura da nova sede do CRCPE: “- Eu acho que é uma grande conquista para os profissionais da contabilidade, fico feliz em ver um conselho atuante, que chega junto dos profissionais, e com essa sede nova, vai ser mais fácil oferecer os serviços para que, de fato, o profissional se sinta dentro do Conselho. ”