Presidentes do CRCPE e da FBC visitam o Sebrae em momento de intercâmbio de conhecimentos
19/05/2022

A presidente do CRCPE, Dorgivânia Arraes, esteve a acompanhada da presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, Sandra Santiago, durante visita técnica ao Sebrae-PE, na manhã desta quinta-feira (19/05).

As presidentes foram recepcionadas pela Diretora Técnica do Sebrae, Adriana Côrte Real, e pela Analista do Sebrae, Priscila Lapa, para falar sobre as ações já desenvolvidas pelo CRCPE e o Sebrae.

A diretora do Sebrae iniciou a reunião falando sobre a importância dos Conselhos se reinventarem, criando ações que apoiem a evolução do profissional.

De acordo com a presidente da FBC, a entidade está em busca de novas parcerias que desenvolvam a Educação Continuada nos profissionais e também nos estudantes de Contabilidade, que, de acordo com ela, precisam de uma preparação e um acompanhamento maior antes de prestar o Exame de Suficiência, prova que dá direito ao bacharel em ciências contábeis de registrar-se nos CRCs, uma vez que, os índices de aprovação estão muito baixos.

Na ocasião também foi falado sobre a reforma da grade curricular do curso de contábeis, que está sendo acompanhado pelo Conselho Federal de Contabilidade, juntamente com os demais regionais que compões o sistema CFC/CRCs.

Ficou definido no encontro que as entidades criarão com o apoio do CRC Jovem de Pernambuco, um material para análise e discussão da viabilidade de um programa preparatório, com trilhas e jornadas, específicas para os bacharéis que busquem um conhecimento diferencial antes de prestar o Exame de Suficiência.

CRCPE e FBC também estiveram com o Diretor da Poli-UPE falando sobre novos projetos em Educação Continuada

Ainda na manhã desta quinta-feira (19), as presidentes visitaram o diretor da Escola Politécnica de Pernambuco – Poli (Universidade de Pernambuco), José Roberto, para saber mais sobre o MBA em Ciência de Dados. De acordo com Sandra, o objetivo é levar este trabalho a nível nacional através da FBC.

A importância da utilização dos dados a favor do profissional da contabilidade, foi um dos pontos citador por José Roberto, que também elogiou o curso, pontuando que, todo o Brasil tem investido e inovado nessa área de mineração de dados.

Na ocasião também foi citado pelos representantes das entidades a necessidade de despertar nas pessoas o interesse pela capacitação e aquisição de novos conhecimentos, pois, este seria o diferencial esperado para o profissional do presente e do futuro.

A presidente da FBC conheceu a Nova Sede do CRCPE no bairro do Prado

Finalizando o intercâmbio de conhecimento entre o CRCPE e a FBC, a presidente Sandra conheceu a sede do CRCPE no bairro do Prado em Recife.

Ela também falou sobre a necessidade de captação de conhecimento para os profissionais da contabilidade, trazendo mais oportunidades de Educação Continuada para o contador, além da importância em fomentar uma parceria com as entidades pernambucanas, que já possuem expertise nos pontos abordados durante a visita.