Contabilidade PE em Revista: 7ª edição destaca Novas NBCs para Microentidades e Pequenas Empresas

27/11/2023

Apresento aqui mais uma edição que busca trazer à luz algumas das questões e temas mais relevantes que têm circulado em nosso universo contábil. A contabilidade é mais do que uma profissão essencial para os negócios: é um instrumento que beneficia toda a sociedade.

Uma das grandes marcas deste mês foi a nossa XI CCP, evento que celebrou a contabilidade em Pernambuco sob o lema “Contemporaneidade, inovação e sustentabilidade”. A experiência foi enriquecedora e nos lembrou da importância de estarmos sempre aprendendo e compartilhando.

Convido-o a mergulhar em nossa discussão sobre a adoção das novas NBCs voltadas para microentidades e pequenas empresas. Este texto, elaborado por Eduardo José Zanoteli e José Elias Feres de Almeida, compreende seu relevante impacto na avaliação de ativos e na tomada de decisões. Da mesma forma, vale muito a pena conferir a análise de Eric Castro e Silva sobre a Reforma Tributária e suas implicações no setor de serviços. Tivemos o prazer de conversar com José Donizete Valentina, Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC. Suas reflexões sobre o projeto “Contador Parceiro”, em andamento desde 2021, e sua importância para o ecossistema de pequenas empresas e para os profissionais de contabilidade são de extrema relevância. Por outro lado, o artigo de Márcio Henrique Barbosa Maciel de Sousa e José Ivo Carille Neto oferece uma visão moderna sobre a predição de receitas públicas utilizando tecnologias avançadas.

Para concluir, compartilho com vocês uma entrevista em que discuto a criação da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira. Este é um passo significativo, ressaltando a contabilidade como ferramenta-chave para a transparência e integridade no Brasil.

Agradeço por nos acompanharem nesta edição e espero que ela traga perspectivas valiosas para todos vocês.

Boa Leitura!

CLIQUE AQUI para acessar a revista em PDF.