XI CCP - Último dia da Convenção foi marcado por insights e aprendizados com notáveis palestrantes do cenário contábil

11/10/2023

A manhã do dia de encerramento da XICCP foi preenchida com conhecimento e troca de experiências valiosas. Edgar Madruga e Lieda Amaral de Souza nos conduziram por discussões sobre a modelagem de serviços contábeis e tributários no cenário pós-reforma. Uma conversa crucial sobre deafios, ajustes e novos contornos para a área.

Já a exploração das regras fiscais na contabilidade ficou por conta de Dayson Almeida e Afonso Farias, guiando os participantes por uma jornada informativa sobre as normativas e práticas fiscais em nosso contexto.

Em uma mesa redonda enriquecedora, Eduardo Amorim, Mário Godoy, e Fábio Lima compartilharam perspectivas e análises sobre o compartilhamento de informações financeiras entre entidades fiscalizadoras do ICMS, proporcionando uma compreensão plural sobre este importante tema.

E não ficamos por aí! Carlos Renato Theóphilo e Ana Lúcia Vasconcelos trouxeram para o debate tópicos fundamentais sobre a educação e pesquisa na contabilidade, destacando a importância do desenvolvimento e inovação na área.

Tarde do último dia

Eliseu Martins, sob a moderação de João Eudes Bezerra Filho, nos proporcionou uma visão esclarecedora sobre o futuro da contabilidade, explorando perspectivas e tendências que estão moldando a nossa profissão.

Seguimos com Emanuela de Paula e Lieda Amaral de Souza, que trouxeram luz sobre como evitar penalidades no eSocial e EFD Reinf através de processos internos nas empresas, uma temática extremamente relevante para a prática contábil atual.

Edgard Cornacchione e Cacilda Andrade nos levaram para uma jornada muito além dos números, explorando outras dimensões da contabilidade que frequentemente podem ser negligenciadas, mas que são essenciais para uma prática contábil profunda e enriquecedora.

Finalizamos a tarde com Paulo Henrique Feijó e João Eudes Bezerra Filho, discutindo os desafios para a implantação do SIAFIC no setor público, um tema crítico que traz consigo implicações práticas e teóricas para profissionais do setor.

Ao final, o presidente do CFC, Aécio Dantas, subiu ao palco, falou ao público, promoveu o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade e ainda ressaltou a liderança inspiradora da presidente do CRC, Dorgivânia Arraes.

Trabalhos Científicos

Na noite do último dia da Convenção, vivenciamos momentos de reconhecimento e valorização da pesquisa científica na área contábil com a premiação dos trabalhos científicos apresentados na XI CCP.

A Presidente da Comissão dos Trabalhos Científicos, Profa. Cacilda Andrade, proferiu palavras de estímulo e reflexão sobre a importância de impulsionar a produção científica na contabilidade. Acompanhada pelo Presidente do CFC, Aécio Dantas, e pela Presidente do CRC, Dorgivânia Arraes, as premiações foram concedidas aos trabalhos que se destacaram em relevância e contribuição para o campo.

1º Lugar: “Uma Proposta de Utilização de Business Intelligence para Apoiar o Planejamento Estratégico de Micro e Pequenas Empresas Utilizando o Power BI”
Rafael Alves dos Santos
Rômulo César Dias de Andrade

2º Lugar: “Fortalecendo a Base Financeira: Uma Análise do Letramento Financeiro em Micro e Pequenas Empresas Privadas de Vitória de Santo Antão – PE”
Alana Héllen Costa e Silva
Kécia da Silveira Galvão
Priscila Santana da Paz
Maryana Bonifácio da Silva

3º Lugar: “Controles Internos Contábeis nos Processos de Constituição e Realização da Reserva de Assistência Técnica, Educacional e Social – RATES em Cooperativas”
Glaucia Marina dos Santos
Ana Lucia Fontes Souza Vasconcelos
Cecilia Moraes Santostaso Geron
Liliane Cristina Segura

Celebramos com imensa alegria as conquistas de todos os pesquisadores e agradecemos a cada participante que, com dedicação e empenho, contribuiu para o engrandecimento científico da nossa convenção.