Como utilizar as redes sociais a favor da divulgação dos serviços contábeis

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Postado por Comunicação CRCPE
27/01/2023

Com o mundo cada vez mais tecnológico, as formas de divulgar um produto e atrair clientes mudaram. As redes sociais, atualmente, são uma das melhores formas de atingir um grande número de pessoas e ganhar visibilidade. 

Sendo assim, é necessário que as empresas se adaptem a essas inovações , de forma que consigam continuar competitivas no mercado. 

Além disso, o Brasil é o país que mais acessa as mídias sociais, com aproximadamente 95 milhões de usuários. Dessa forma, é muito provável que o cliente em potencial da sua empresa esteja dentro desse número. 

Portanto, é quase impossível pensar em uma estratégia de marketing de sucesso que não envolva a presença de uma organização nas redes sociais. 

As redes sociais também permitem uma rápida troca de informações, realizar pesquisas sobre serviços e produtos e acessar opiniões e experiências de outros clientes com determinada empresa, o que influencia ainda mais no uso dessas ferramentas pelos consumidores. 

Dicas para atrair clientes pelas redes sociais

1 – Crie um perfil corporativo

Em qualquer canal digital utilizado para se comunicar com seus clientes, é importante ter uma conta que seja apenas da empresa. 

Sendo assim, o primeiro passo para se beneficiar com o uso das redes sociais é separar a vida pessoal da profissional. Isso é necessário para mostrar profissionalismo, de forma que os clientes deem mais credibilidade para o seu negócio. 

Além disso, é preciso compreender que sua página corporativa deverá conter apenas assuntos relacionados ao seu negócio. A impressão de uma empresa séria e profissional que presta um serviço de qualidade precisa ser passada nas postagens feitas. Isso faz com que seu escritório ganhe visibilidade e credibilidade. 

Dica importante: No Instagram, acesse as configurações e escolha “alternar para o perfil comercial”.

2 – Trace uma estratégia

De nada adianta estabelecer uma presença digital se o seu escritório não tem uma estratégia definida. Isso porque é preciso definir o que a empresa planeja ganhar com o uso das redes sociais, quais tipos de postagens ela fará para atingir esse objetivo e como ela avaliará o progresso. 

Sendo assim, é importante estabelecer os objetivos e as metas que a empresa têm, de forma que tudo seja feito com base em um propósito, e não de forma aleatória.

É necessário entender que, apesar de muitas redes sociais terem uma característica despojada e informal, é preciso muita seriedade, conhecimento e tempo para utilizá-las da maneira correta. Por isso, considerar contratar uma empresa especializada em serviços de marketing digital pode ser o ideal para atingir os objetivos do seu negócio. 

3 – Conheça seu público 

É necessário conhecer o seu público e quais as necessidades ele tem para que sua estratégia de marketing seja mais assertiva. Nas redes sociais, isso não é diferente. 

Dessa forma, é possível produzir conteúdos que sejam relevantes e atrativos para os clientes, além de saber os horários certos para postar visando o maior engajamento do seu público-alvo.  Isso é importante para que sua empresa obtenha maior visibilidade e credibilidade, já que os conteúdos produzidos são feitos exclusivamente para seu público. 

Além disso, quanto mais assertivas forem as publicações, maiores serão as chances de conversão de novos clientes e seguidores.

4 – Interação com os internautas

Ter um perfil nas redes sociais que não seja atualizado constantemente é a mesma coisa que não estar presente no mundo virtual. 

Isso porque para garantir a visibilidade e a relevância, é preciso estar disponível para responder às demandas dos clientes, mantendo a interação e o fluxo de informações de maneira constante. Engajamento e interação são fundamentais. Assim, atrai mais visibilidade para sua página e, consequentemente, pode ganhar clientes que se sentem valorizados.

Além disso, responder às dúvidas,  sugestões e reclamações faz com que os usuários também sintam que a empresa se preocupa com a satisfação deles e buscam soluções para resolver seus problemas.

5 –  Invista em marketing de conteúdo

Uma tendência que tem se mostrado bastante efetiva na maneira de como captar clientes para contabilidade é a criação de um blog com assuntos de interesse de seus clientes.

Para que isso funcione adequadamente, é preciso que se usem ferramentas na internet que descubram quais as palavras-chave que seus clientes mais usam em buscas no Google e que estão relacionadas ao seu negócio. Depois, cria-se um artigo sobre esse assunto. 

Uma estratégia com alta capacidade de gerar resultados positivos é a produção de vídeos. As redes sociais são cada vez mais compostas por vídeos, como Reels e TikTok, que são virais. 

6 – Acompanhe seus resultados

Para saber se sua estratégia está dando certo, é necessário olhar atentamente os resultados. Isso é importante para verificar os pontos de melhoria, além de identificar o que pode continuar sendo feito. 

Nas redes sociais, avaliar qual está sendo o alcance de suas publicações e qual é a taxa de engajamento dos usuários é determinante para atingir os resultados desejados. 

Além disso, as ferramentas de monitoramento ajudam a obter informações relevantes sobre seus clientes — como o tempo de uso das redes, localização, etc. Isso ajuda a produzir conteúdos cada vez mais relevantes e assertivos. 

Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/

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Silvio Meira

É engenheiro eletrônico (ITA), mestre e doutor em Ciência da Computação. Professor Emérito do CIn-UFPE, foi peça-chave na criação do doutorado em computação da instituição e na formação de mais de 1400 pós-graduados. Fundador do CESAR e do Porto Digital, atua como presidente do conselho de administração do parque tecnológico. À frente da TDS Company, promove inovação e transformação digital em negócios. Reconhecido entre os 20 nomes mais influentes do Brasil em inovação pelo Prêmio iBest 2023.

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Eduardo Amorim

Contador, Especialista em Direito Tributário pela UFPE, Mestre em Gestão Pública pela UFPE; Auditor Fiscal do Estado de Pernambuco; Perito Contador do TATE; Professor Universitário; Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPE; membro da Academia Pernambucana de Contabilidade.

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Ana Luiza Leite

Julgadora Tributário do Tribunal Administrativo Tributário de Pernambuco/TATE, Mestranda em Estado e Regulação pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE, Pós-graduada em Direito Administrativo pela Universidade Anhaguera (UNIDERPI), Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE.

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Fabio Lima

Graduado em Ciências Contábeis, Direito e Administração de Empresas. Trabalhou na PricewaterhouseCoopers Brasil Auditores Independentes entre 1997 e 2004. Atualmente sócio do escritório Ivo Barboza & Advogados, Vice Presidente de Fiscalização e Ética e Disciplina do CRC/PE e Diretor Jurídico do SESCAP.

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Roberto Nascimento

Graduado em Ciências Contábeis, Direito, e em Teologia. Pós-graduado em Administração Financeira e em Direito Tributário. É vogal titular da Junta Comercial de Pernambuco (2023-2026). Sócio administrador da empresa RN2 Contabilidade, atuando como consultor de empresas nas áreas contábil, tributária, financeira, trabalhista e de gestão empresarial, bem como perito contábil e assistente técnico em perícias judiciais e extrajudiciais. Atualmente é presidente do Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco.

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Toinho Mendes

Poeta, professor, escritor e repentista pernambucano que combina arte, educação e tradição oral em sua obra. Com sólida atuação em sala de aula, ele inspira alunos e público ao valorizar a cultura regional por meio da poesia improvisada, repentismo e textos autorais. Sua escrita reflete a riqueza do sertão, fortalecendo a identidade cultural e promovendo o saber popular em múltiplas frentes. Executa ações de planejamento, gestão e operacionalidade de projetos educacionais e sociais por meio do desenvolvimento de ideias e incremento do uso de tecnologias de aprendizado.

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Emanuela de Paula

Graduação em Ciências Contábeis na FBV; Mestrado em Ciências Contábeis na UFPE; Doutoranda da FUCAPE; Professora da Pós-Graduação da BSSP; Instrutora do Conselho Regional de Contabilidade e SESCAP; Sócia de Escritório de Contabilidade NUMA - Soluções Contábeis Ltda; Sócia da Empresa Manu de Paula – Auditoria e terceirizações.

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Lieda Amaral de Souza

Auditora Fiscal da Receita Federal de 06/93 a 11/24. Membro Comissão Reforma Tributária do CFC. Coordenadora da Comissão da Mulher CRCRN. Coordenadora de MBA Recuperação de Créditos e Revisão Tributária e Co-coordenadora da Especialização em Reforma Tributária da BSSP Pós Graduação. Sócia da BSSP Consulting. Diretora Acadêmica da Faculdade de Gestão BSSP.

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João Eudes

Doutor em Ciências Contábeis pela FUCAPE, Mestre em Ciências Contábeis pela USP-SP, Pós-graduação lato senso em Contabilidade e Controladoria Governamental pela UFPE, graduação em Ciências Contábeis pela UFPE, graduação em Engenharia Mecânica pela UPE. Auditor de Controle Externo do TCE-PE, Professor Assistente da FUCAPE Business School - ES. Autor de artigos e livros de Contabilidade, Orçamento e Custos no Setor Público.

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Joaquim Liberalquino

Contador e auditor tributário aposentado do Estado de Pernambuco. Mestre em Gestão para o Desenvolvimento do Nordeste, é professor assistente da UFPE, com especializações em Administração Financeira, Auditoria Pública e Gestão para o Desenvolvimento. Atua como consultor, perito e palestrante nas áreas de contabilidade pública e gestão fiscal, sendo reconhecido pela sólida contribuição ao fortalecimento das finanças públicas no Brasil.

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Mario Sergio Cortella

Nascido em Londrina, no estado do Paraná no Brasil, filósofo e escritor, com Mestrado e Doutorado em Educação, professor-titular aposentado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual atuou por 35 anos, com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião; é professor convidado da Fundação Dom Cabral e foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo. Comentarista de rádio e televisão, tem presença expressiva nas redes sociais, com mais de 24 milhões de seguidores, é autor de 54 livros com edições no Brasil e no exterior.

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Mariane Bigio

É uma entusiasta da palavra. Nasceu pernambucana do Recife, e se tornou Escritora, Contadora de Histórias, Cantora, Compositora e Radialista. Ministra Oficinas de Literatura para crianças, jovens e educadores. Celebra casamentos com poesia e apresenta eventos corporativos e festivais de arte como MC.

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