18º CBC dá boas-vindas aos contabilistas brasileiros

Home / Notícias

Postado por Comunicação CRCPE
25/08/2008

Evento que acontece até próxima quinta-feira, teve início na noite de ontem (24) com a participação de mais de 4 mil pessoas

História, cultura, homenagens e muita emoção marcaram a abertura do 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, na noite deste domingo (24), em Gramado, Rio Grande do Sul.  Personalidades gaúchas foram lembradas como grandes colaboradores de seu apanhado cultural, como Elis Regina, LYa Luft, Gisele Bunduchen, entre tantos outros. 
Os presidentes dos CRCs de todo o Brasil, dentre os quais o do CRC-PE, Osni Garcia de Lima, foram apresentados um a um como representantes, não só dos contadores de seu Estado, mas, da trajetória e cultura de seus povos.
A história da Contabilidade não podia ter ficado de fora e foi também contada através de uma diferenciada abordagem, mostrando que a profissão de contabilista é uma das mais antigas do mundo e um dos pilares da economia. Para registrar quão essencial esta profissão é e imortalizar o bom profissional da contabilidade, foi entregue, na presença de autoridades e representantes de entidades como a Fenacon, Ibracon, CFC, Tribunal de Contas da União, Secretaria da Fazenda e outros, a Medalha João Lyra Neto ao professor e contabilista Eliseu Martins.  Outro grande momento da noite. “Receber esta medalha nesta noite histórica me dá maior entusiasmo para trabalhar pelo reconhecimento da profissão, principalmente, neste momento de grande revolução que vive a contabilidade brasileira”, declarou o homenageado.
A presidente do CFC, Maria Clara Bugarim, deu suas boas-vindas aos congressistas e falou das dificuldades e superações da profissão, assim como dos novos rumos a serem seguidos pela classe no Brasil. “Quem se dedicar à participação deste congresso terá uma radiografia precisa da contabilidade brasileira e do potencial que ela oferece”, antecipou Bugarim. 
Werner Schunemann e Agnaldo Rayol abrilhantaram ainda mais a cerimônia com seus carismas e talento. Schunemann com sua simpatia traduziu o espírito acolhedor dos gaúchos e Rayol emocionou as mais de quatro mil pessoas através da sua imortal e arrebatadora voz. Em seguida, foi servido coquetel de boas-vindas ao som do grupo FAMA. Uma abertura em alto estilo.
Hoje, pela manhã, foram realizados o Fórum Nacional de Responsabilidade Sócio Ambiental do Sistema, o Fórum Nacional de Contabilidade Pública e o VII Fórum Nacional de Professores de Ciências Contábeis. Agora, à tarde estão sendo apresentados trabalhos científicos e painés. À noite, o show de Carlinhos de Jesus encerra a programação do dia.
Confira, abaixo, as autoridades que estavam presentes à mesa da solenidade

O prefeito de Gramado, Paulo Henrique Bertolucci,a presidente do CFC, Maria Clara Cavalcante Bugarim; o senador Sérgio Zambiasi (PTB/RS); o deputado Cláudio Vignatti (PT/SC); o prefeito de Gramado, Pedro Henrique Bertolucci; os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes e Benjamin Zymler; o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado; o presidente da Federação Internacional de Contabilidade (Ifac), Fermín del Valle; o presidente da Academia Brasileira de Contabilidade, Antoninho Marmo Trevisan; o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon; o presidente do CRCRS, Rogério Rokembach; o presidente da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), Agustín Lizardo; o presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais, Francisco Antonio Feijó; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), José Antônio de França; o presidente da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal, António Domingues de Azevedo; o presidente da Atricon, Victor José Faccioni; o diretor-superintendente do Sebrae do Rio Grande do Sul, Derli Cunha Fialho; o presidente do Ibracon, Francisco Papellás Filho; e os agraciados com a medalha João Lyra: professor Antônio Lopes de Sá, Antônio Carlos Nasi, Ynel Alves Camargo e José Maria Martins Mendes.

Últimas notícias
Imagem no topo

Silvio Meira

É engenheiro eletrônico (ITA), mestre e doutor em Ciência da Computação. Professor Emérito do CIn-UFPE, foi peça-chave na criação do doutorado em computação da instituição e na formação de mais de 1400 pós-graduados. Fundador do CESAR e do Porto Digital, atua como presidente do conselho de administração do parque tecnológico. À frente da TDS Company, promove inovação e transformação digital em negócios. Reconhecido entre os 20 nomes mais influentes do Brasil em inovação pelo Prêmio iBest 2023.

Isso vai fechar em 100 segundos

Eduardo Amorim

Contador, Especialista em Direito Tributário pela UFPE, Mestre em Gestão Pública pela UFPE; Auditor Fiscal do Estado de Pernambuco; Perito Contador do TATE; Professor Universitário; Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPE; membro da Academia Pernambucana de Contabilidade.

Isso vai fechar em 100 segundos

Ana Luiza Leite

Julgadora Tributário do Tribunal Administrativo Tributário de Pernambuco/TATE, Mestranda em Estado e Regulação pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE, Pós-graduada em Direito Administrativo pela Universidade Anhaguera (UNIDERPI), Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE.

Isso vai fechar em 100 segundos

Fabio Lima

Graduado em Ciências Contábeis, Direito e Administração de Empresas. Trabalhou na PricewaterhouseCoopers Brasil Auditores Independentes entre 1997 e 2004. Atualmente sócio do escritório Ivo Barboza & Advogados, Vice Presidente de Fiscalização e Ética e Disciplina do CRC/PE e Diretor Jurídico do SESCAP.

Isso vai fechar em 100 segundos

Roberto Nascimento

Graduado em Ciências Contábeis, Direito, e em Teologia. Pós-graduado em Administração Financeira e em Direito Tributário. É vogal titular da Junta Comercial de Pernambuco (2023-2026). Sócio administrador da empresa RN2 Contabilidade, atuando como consultor de empresas nas áreas contábil, tributária, financeira, trabalhista e de gestão empresarial, bem como perito contábil e assistente técnico em perícias judiciais e extrajudiciais. Atualmente é presidente do Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco.

Isso vai fechar em 100 segundos

Toinho Mendes

Poeta, professor, escritor e repentista pernambucano que combina arte, educação e tradição oral em sua obra. Com sólida atuação em sala de aula, ele inspira alunos e público ao valorizar a cultura regional por meio da poesia improvisada, repentismo e textos autorais. Sua escrita reflete a riqueza do sertão, fortalecendo a identidade cultural e promovendo o saber popular em múltiplas frentes. Executa ações de planejamento, gestão e operacionalidade de projetos educacionais e sociais por meio do desenvolvimento de ideias e incremento do uso de tecnologias de aprendizado.

Isso vai fechar em 100 segundos

Emanuela de Paula

Graduação em Ciências Contábeis na FBV; Mestrado em Ciências Contábeis na UFPE; Doutoranda da FUCAPE; Professora da Pós-Graduação da BSSP; Instrutora do Conselho Regional de Contabilidade e SESCAP; Sócia de Escritório de Contabilidade NUMA - Soluções Contábeis Ltda; Sócia da Empresa Manu de Paula – Auditoria e terceirizações.

Isso vai fechar em 100 segundos

Lieda Amaral de Souza

Auditora Fiscal da Receita Federal de 06/93 a 11/24. Membro Comissão Reforma Tributária do CFC. Coordenadora da Comissão da Mulher CRCRN. Coordenadora de MBA Recuperação de Créditos e Revisão Tributária e Co-coordenadora da Especialização em Reforma Tributária da BSSP Pós Graduação. Sócia da BSSP Consulting. Diretora Acadêmica da Faculdade de Gestão BSSP.

Isso vai fechar em 100 segundos

João Eudes

Doutor em Ciências Contábeis pela FUCAPE, Mestre em Ciências Contábeis pela USP-SP, Pós-graduação lato senso em Contabilidade e Controladoria Governamental pela UFPE, graduação em Ciências Contábeis pela UFPE, graduação em Engenharia Mecânica pela UPE. Auditor de Controle Externo do TCE-PE, Professor Assistente da FUCAPE Business School - ES. Autor de artigos e livros de Contabilidade, Orçamento e Custos no Setor Público.

Isso vai fechar em 100 segundos

Joaquim Liberalquino

Contador e auditor tributário aposentado do Estado de Pernambuco. Mestre em Gestão para o Desenvolvimento do Nordeste, é professor assistente da UFPE, com especializações em Administração Financeira, Auditoria Pública e Gestão para o Desenvolvimento. Atua como consultor, perito e palestrante nas áreas de contabilidade pública e gestão fiscal, sendo reconhecido pela sólida contribuição ao fortalecimento das finanças públicas no Brasil.

Isso vai fechar em 100 segundos

Mario Sergio Cortella

Nascido em Londrina, no estado do Paraná no Brasil, filósofo e escritor, com Mestrado e Doutorado em Educação, professor-titular aposentado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual atuou por 35 anos, com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião; é professor convidado da Fundação Dom Cabral e foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo. Comentarista de rádio e televisão, tem presença expressiva nas redes sociais, com mais de 24 milhões de seguidores, é autor de 54 livros com edições no Brasil e no exterior.

Isso vai fechar em 100 segundos

Mariane Bigio

É uma entusiasta da palavra. Nasceu pernambucana do Recife, e se tornou Escritora, Contadora de Histórias, Cantora, Compositora e Radialista. Ministra Oficinas de Literatura para crianças, jovens e educadores. Celebra casamentos com poesia e apresenta eventos corporativos e festivais de arte como MC.

Isso vai fechar em 100 segundos