1ª Jornada de Atualização Tributária do Recife promove reciclagem profissional
Home / Notícias
Postado por Comunicação CRCPE
14/11/2008
Contabilistas debateram, em quatro dias, pontos importantes da tributação brasileira
Terminou nesta quinta-feira (13) a 1ª Jornada de Atualização Tributária do Recife promovida, gratuitamente, pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PE) em parceria com a Superintendência da Receita Federal na 4ª Região Fiscal.
Foram quatro dias de debates sobre importantes temas relacionados ao dia-a-dia do profissional de contabilidade, aos tributos brasileiros e aos programas utilizados pela Receita. O primeiro dia do evento trouxe à discussão o Sistema Tributário Nacional e Regimes de Tributação, assuntos comandados pelo auditor fiscal Plínio Alves que foi, também, o palestrante da terça-feira sobre o Simples Nacional e Contribuições Previdenciárias.
A GFIP foi o tema do terceiro dia da Jornada. Ministrada pelo auditor fiscal da Receita Federal, Paulo Lira, a palestra tratou dos principais pontos relacionados à declaração. Ele explicou quem a deve elaborar, como deve ser elaborada, de que forma a Receita Federal processa as informações nela contidas, assim como falou de sua obrigatoriedade por parte dos contribuintes e das conseqüências negativas para quem não a emitir.
Lira aproveitou a ocasião para esclarecer o que difere um sonegador de um inadimplente perante a Receita, como também falou das mudanças relacionadas a GFIP que antes era uma guia e, que a partir da versão 8 passou a ser declaração.
Nesta quinta-feira, foi a vez de debater Serviços na Internet (e-CAC, procuração eletrônica, parcelamento) com a analista tributária da Receita Federal, Elibeth Valença, que esclareceu pontos importantes relacionados aos programas da Receita na internet, ressaltando o uso da Certificação Digital.
Para encerrar a tarde informativa, a auditora fiscal da Receita Federal, Renata Aragão tratou de como utilizar o CNPJ no site da Receita e da sicronização dos cadastros federal, estaduais e municipais, encerrando o ciclo de atualização com assuntos imprescindíveis para o momento de inovação vivido pela contabilidade brasileira e internacional.
“A Jornada foi, sem dúvida, uma oportunidade inédita de reciclagem, aprendizado e esclarecimento quanto ao sistema tributário brasileiro. O início de uma parceria com a Receita Federal em prol do profissional de contabilidade”, afirma o presidente do CRC-PE, Osni Garcia que acrescenta: “o evento abriu um novo espaço para o segmento contábil e já estamos providenciando com a Receita outros momentos como o desta semana”.
Cada dia da Jornada contou, ainda, com o Momento PNEF (Programa Nacional de Educação Fiscal) promovido pela Receita Federal. Esse programa visa conscientizar a população quanto à função socioeconômica dos tributos e sobre a administração pública, incentivando o cidadão a acompanhar a aplicação dos recursos públicos.
A abertura oficial do evento contou com a presença de representantes do CRC-PE e Receita Federal, dentre os quais compuseram a mesa de trabalhos: o presidente do CRC-PE, Osni Garcia; a auditora fiscal e superintendente-adjunta na 4ª Região Fiscal da Receita Federal, doutora Maria da Conceição Jacó; o auditor fiscal e Delegado da Receita Federal em Recife, doutor João Wanderley; o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-PE, Francisco Galvão; o auditor fiscal e chefe da Divisão de Interação com o Cidadão da Superintendência da Receita Federal na 4ª Região Fiscal, doutor Luiz Mesquita Filho.
Direcionada para os contabilistas da Região Metropolitana, a 1ª Jornada de Atualização Tributária do Recife foi realizada de 10 a 13 deste mês, no auditório do Banco Central (Rua da Aurora, 1259 – Santo Amaro), e embora tenha sido gratuita, foi pedido aos participantes levar 01 Kg de alimento não-perecível, por dia, para o Banco de Alimentos do SESC Pernambuco.
E assim, a Jornada Tributária chegou ao fim. Com muita informação, debate, troca de idéias e exercício da cidadania!
Últimas notícias
- All
- curso
- licitacao
- noticia
- Sem categoria