1ª Jornada de Atualização Tributária do Recife promove reciclagem profissional

Home / Notícias

Postado por Comunicação CRCPE
14/11/2008

Contabilistas debateram, em quatro dias, pontos importantes da tributação brasileira

Terminou nesta quinta-feira (13) a 1ª Jornada de Atualização Tributária do Recife promovida, gratuitamente, pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PE) em parceria com a Superintendência da Receita Federal na 4ª Região Fiscal.
Foram quatro dias de debates sobre importantes temas relacionados ao dia-a-dia do profissional de contabilidade, aos tributos brasileiros e aos programas utilizados pela Receita. O primeiro dia do evento trouxe à discussão o Sistema Tributário Nacional e Regimes de Tributação, assuntos comandados pelo auditor fiscal Plínio Alves que foi, também, o palestrante da terça-feira sobre o Simples Nacional e Contribuições Previdenciárias. 
A GFIP foi o tema do terceiro dia da Jornada. Ministrada pelo auditor fiscal da Receita Federal, Paulo Lira, a palestra tratou dos principais pontos relacionados à declaração. Ele explicou quem a deve elaborar, como deve ser elaborada, de que forma a Receita Federal processa as informações nela contidas, assim como falou de sua obrigatoriedade por parte dos contribuintes e das conseqüências negativas para quem não a emitir. 
Lira aproveitou a ocasião para esclarecer o que difere um sonegador de um inadimplente perante a Receita, como também falou das mudanças relacionadas a GFIP que antes era uma guia e, que a partir da versão 8 passou a ser declaração.
Nesta quinta-feira, foi a vez de debater Serviços na Internet (e-CAC, procuração eletrônica, parcelamento) com a analista tributária da Receita Federal, Elibeth Valença, que esclareceu pontos importantes relacionados aos programas da Receita na internet, ressaltando o uso da Certificação Digital. 
Para encerrar a tarde informativa, a auditora fiscal da Receita Federal, Renata Aragão tratou de como utilizar o CNPJ no site da Receita e da sicronização dos cadastros federal, estaduais e municipais, encerrando o ciclo de atualização com assuntos imprescindíveis para o momento de inovação vivido pela contabilidade brasileira e internacional. 
“A Jornada foi, sem dúvida, uma oportunidade inédita de reciclagem, aprendizado e esclarecimento quanto ao sistema tributário brasileiro. O início de uma parceria com a Receita Federal em prol do profissional de contabilidade”, afirma o presidente do CRC-PE, Osni Garcia que acrescenta: “o evento abriu um novo espaço para o segmento contábil e já estamos providenciando com a Receita outros momentos como o desta semana”. 
Cada dia da Jornada contou, ainda, com o Momento PNEF (Programa Nacional de Educação Fiscal) promovido pela Receita Federal. Esse programa visa conscientizar a população quanto à função socioeconômica dos tributos e sobre a administração pública, incentivando o cidadão a acompanhar a aplicação dos recursos públicos. 
A abertura oficial do evento contou com a presença de representantes do CRC-PE e Receita Federal, dentre os quais compuseram a mesa de trabalhos: o presidente do CRC-PE, Osni Garcia; a auditora fiscal e superintendente-adjunta na 4ª Região Fiscal da Receita Federal, doutora Maria da Conceição Jacó; o auditor fiscal e Delegado da Receita Federal em Recife, doutor João Wanderley; o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-PE, Francisco Galvão; o auditor fiscal e chefe da Divisão de Interação com o Cidadão da Superintendência da Receita Federal na 4ª Região Fiscal, doutor Luiz Mesquita Filho. 
Direcionada para os contabilistas da Região Metropolitana, a 1ª Jornada de Atualização Tributária do Recife foi realizada de 10 a 13 deste mês, no auditório do Banco Central (Rua da Aurora, 1259 – Santo Amaro), e embora tenha sido gratuita, foi pedido aos participantes levar 01 Kg de alimento não-perecível, por dia, para o Banco de Alimentos do SESC Pernambuco. 
E assim, a Jornada Tributária chegou ao fim. Com muita informação, debate, troca de idéias e exercício da cidadania!

Últimas notícias
Imagem no topo

Silvio Meira

É engenheiro eletrônico (ITA), mestre e doutor em Ciência da Computação. Professor Emérito do CIn-UFPE, foi peça-chave na criação do doutorado em computação da instituição e na formação de mais de 1400 pós-graduados. Fundador do CESAR e do Porto Digital, atua como presidente do conselho de administração do parque tecnológico. À frente da TDS Company, promove inovação e transformação digital em negócios. Reconhecido entre os 20 nomes mais influentes do Brasil em inovação pelo Prêmio iBest 2023.

Isso vai fechar em 100 segundos

Eduardo Amorim

Contador, Especialista em Direito Tributário pela UFPE, Mestre em Gestão Pública pela UFPE; Auditor Fiscal do Estado de Pernambuco; Perito Contador do TATE; Professor Universitário; Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPE; membro da Academia Pernambucana de Contabilidade.

Isso vai fechar em 100 segundos

Ana Luiza Leite

Julgadora Tributário do Tribunal Administrativo Tributário de Pernambuco/TATE, Mestranda em Estado e Regulação pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE, Pós-graduada em Direito Administrativo pela Universidade Anhaguera (UNIDERPI), Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE.

Isso vai fechar em 100 segundos

Fabio Lima

Graduado em Ciências Contábeis, Direito e Administração de Empresas. Trabalhou na PricewaterhouseCoopers Brasil Auditores Independentes entre 1997 e 2004. Atualmente sócio do escritório Ivo Barboza & Advogados, Vice Presidente de Fiscalização e Ética e Disciplina do CRC/PE e Diretor Jurídico do SESCAP.

Isso vai fechar em 100 segundos

Roberto Nascimento

Graduado em Ciências Contábeis, Direito, e em Teologia. Pós-graduado em Administração Financeira e em Direito Tributário. É vogal titular da Junta Comercial de Pernambuco (2023-2026). Sócio administrador da empresa RN2 Contabilidade, atuando como consultor de empresas nas áreas contábil, tributária, financeira, trabalhista e de gestão empresarial, bem como perito contábil e assistente técnico em perícias judiciais e extrajudiciais. Atualmente é presidente do Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco.

Isso vai fechar em 100 segundos

Toinho Mendes

Poeta, professor, escritor e repentista pernambucano que combina arte, educação e tradição oral em sua obra. Com sólida atuação em sala de aula, ele inspira alunos e público ao valorizar a cultura regional por meio da poesia improvisada, repentismo e textos autorais. Sua escrita reflete a riqueza do sertão, fortalecendo a identidade cultural e promovendo o saber popular em múltiplas frentes. Executa ações de planejamento, gestão e operacionalidade de projetos educacionais e sociais por meio do desenvolvimento de ideias e incremento do uso de tecnologias de aprendizado.

Isso vai fechar em 100 segundos

Emanuela de Paula

Graduação em Ciências Contábeis na FBV; Mestrado em Ciências Contábeis na UFPE; Doutoranda da FUCAPE; Professora da Pós-Graduação da BSSP; Instrutora do Conselho Regional de Contabilidade e SESCAP; Sócia de Escritório de Contabilidade NUMA - Soluções Contábeis Ltda; Sócia da Empresa Manu de Paula – Auditoria e terceirizações.

Isso vai fechar em 100 segundos

Lieda Amaral de Souza

Auditora Fiscal da Receita Federal de 06/93 a 11/24. Membro Comissão Reforma Tributária do CFC. Coordenadora da Comissão da Mulher CRCRN. Coordenadora de MBA Recuperação de Créditos e Revisão Tributária e Co-coordenadora da Especialização em Reforma Tributária da BSSP Pós Graduação. Sócia da BSSP Consulting. Diretora Acadêmica da Faculdade de Gestão BSSP.

Isso vai fechar em 100 segundos

João Eudes

Doutor em Ciências Contábeis pela FUCAPE, Mestre em Ciências Contábeis pela USP-SP, Pós-graduação lato senso em Contabilidade e Controladoria Governamental pela UFPE, graduação em Ciências Contábeis pela UFPE, graduação em Engenharia Mecânica pela UPE. Auditor de Controle Externo do TCE-PE, Professor Assistente da FUCAPE Business School - ES. Autor de artigos e livros de Contabilidade, Orçamento e Custos no Setor Público.

Isso vai fechar em 100 segundos

Joaquim Liberalquino

Contador e auditor tributário aposentado do Estado de Pernambuco. Mestre em Gestão para o Desenvolvimento do Nordeste, é professor assistente da UFPE, com especializações em Administração Financeira, Auditoria Pública e Gestão para o Desenvolvimento. Atua como consultor, perito e palestrante nas áreas de contabilidade pública e gestão fiscal, sendo reconhecido pela sólida contribuição ao fortalecimento das finanças públicas no Brasil.

Isso vai fechar em 100 segundos

Mario Sergio Cortella

Nascido em Londrina, no estado do Paraná no Brasil, filósofo e escritor, com Mestrado e Doutorado em Educação, professor-titular aposentado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual atuou por 35 anos, com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião; é professor convidado da Fundação Dom Cabral e foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo. Comentarista de rádio e televisão, tem presença expressiva nas redes sociais, com mais de 24 milhões de seguidores, é autor de 54 livros com edições no Brasil e no exterior.

Isso vai fechar em 100 segundos

Mariane Bigio

É uma entusiasta da palavra. Nasceu pernambucana do Recife, e se tornou Escritora, Contadora de Histórias, Cantora, Compositora e Radialista. Ministra Oficinas de Literatura para crianças, jovens e educadores. Celebra casamentos com poesia e apresenta eventos corporativos e festivais de arte como MC.

Isso vai fechar em 100 segundos