Palestra Magna no CRCPE celebra o Dia do Contador

Home / Notícias

Em comemoração ao Dia do Contador, celebrado no próximo domingo, 22 de setembro, o CRCPE promoveu, nesta sexta-feira (20), um evento especial com uma Palestra Magna na sede do Conselho. A mesa de abertura contou com a presença do presidente do CRCPE, Roberto Nascimento, e do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Eduardo Amorim. O evento também foi prestigiado pelo ex-presidente do CRCPE, José Eraldo, pelo conselheiro do CFC e ex-presidente do CRCPE, José Campos, e por Dorgivânia Arraes, vice-presidente de Política Institucional do CFC e ex-presidente do CRCPE. Além disso, conselheiros e vice-presidentes da entidade também marcaram presença.

Na abertura do evento, o presidente do CRCPE, Roberto Nascimento, destacou a importância dos contadores e a superação diária de desafios enfrentados pelos profissionais. “Nós, contadores, temos muito o que celebrar. Enfrentamos desafios diários, superamos barreiras complexas e, mesmo assim, seguimos com a nossa missão de zelar pela transparência, pela ética e pelo desenvolvimento econômico do nosso país”, afirmou o presidente.

A palestra foi ministrada por Edgar Madruga, renomado auditor e tributarista, com o tema “Os Impactos da Reforma nos Planejamentos Tributários”. Madruga ofereceu uma visão detalhada sobre as mudanças trazidas pela reforma tributária e seus efeitos no cenário fiscal brasileiro. Ele destacou a importância da adaptação dos contadores à nova realidade e o papel da tecnologia e da inteligência artificial: “O que é que a tecnologia e a Inteligência Artificial vão nos fazer? Vai aumentar brutalmente a nossa produtividade, mas dificilmente irá nos substituir.”

Outro ponto alto do evento foi a apresentação da professora Márcia Ferreira Neves Tavares, autora do livro Contabilidade Introdutória de Holding: Abordagem Contábil e Tributária. Márcia, que é doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília, trouxe uma análise inédita sobre a contabilidade de holdings familiares e patrimoniais no Brasil, um tema ainda pouco explorado. Em sua fala, a professora destacou a relevância do planejamento sucessório: “Essa questão de Holding, hoje, ela é muito presente no Brasil. As pessoas têm muita consciência de que, tão importante quanto constituir um patrimônio, é saber preservar esse patrimônio. E as pessoas sabem que o inventário, além de ser conflituoso, é caro, é oneroso.”

O evento também contou com a participação do professor Paulo Cezar Ferreira Souza, que lançou sua obra Desmistificando a Perícia Contábil – Como Elaborar um Laudo Pericial Contábil: Teoria e Prática. Com mais de 32 anos de experiência na área, o autor relatou a motivação que o levou a criar o livro, fruto de suas décadas como professor universitário e perito. “Esse livro nasceu de uma experiência quando comecei a lecionar na UFPE. Eu percebi a necessidade de algo mais prático e tive a ideia de pedir que os alunos trouxessem laudos periciais reais, ainda no sistema físico, dos tribunais. Até então, eu conhecia poucos laudos dos meus colegas e achei que seria interessante analisá-los em sala de aula. Com o tempo, percebi que muitos dos laudos tinham uma qualidade ruim, e essa situação foi piorando. A motivação para escrever o livro veio justamente dessa constatação.” Explicou Paulo Cezar.

A solenidade realizada pelo CRCPE reforçou o papel fundamental dos contadores na sociedade, destacando também a sua importância para o desenvolvimento econômico do nosso país.

Últimas notícias