PIX Automático: veja 9 perguntas e respostas sobre nova modalidade de pagamento

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O PIX Automático está disponível a partir desta segunda-feira (16). A nova ferramenta é alternativa ao débito automático tradicional e até ao cartão de crédito.

A ideia é facilitar o pagamento de contas recorrentes, como de energia, de água, mensalidades escolares, taxas de condomínio e assinaturas.

Confira abaixo nove perguntas e respostas sobre a nova modalidade de pagamento liberada pelo Banco Central:

1. O que é o PIX Automático?
O PIX Automático é uma nova ferramenta do Banco Central do Brasil para pagamentos recorrentes, como contas de consumo (energia, água, internet, telefone, gás e outras) além de mensalidades escolares e assinaturas.

Com ele, o usuário autoriza a cobrança uma única vez e as contas são pagas automaticamente, sem a necessidade de repetir o processo a cada vencimento. É uma alternativa ao débito automático tradicional e ao cartão de crédito.

2. Como as empresas e MEIs podem começar a receber pagamentos via PIX Automático?
Empresas de todos os portes e Microempreendedores Individuais (MEIs) que desejam receber pagamentos via PIX Automático devem contratar o serviço com seu banco ou instituição financeira de preferência.

3. Qual é a diferença do PIX Automático para o débito automático tradicional?
A principal diferença é que o PIX Automático permite à empresa receber de clientes de qualquer instituição financeira após contratar o serviço com um único banco.

Ao contrário, no débito automático tradicional, era necessário firmar um convênio específico com cada banco para cada cliente, o que torna o processo mais complexo.

4. Haverá custos para as empresas que utilizarem o PIX Automático?
Sim, bancos e instituições financeiras podem cobrar das empresas pela oferta do PIX Automático, mas não dos clientes.

A expectativa é que esses custos sejam menores que os do débito automático, podendo até ser inexistentes, devido à forte concorrência.

5. Como os clientes podem configurar um pagamento com PIX Automático?
Clientes configuram o PIX Automático após a empresa solicitar a autorização para a cobrança, o que aparece no aplicativo do banco do cliente.

O cliente pode aceitar ou recusar, e é possível definir regras, como valor máximo de pagamento ou uso de cheque especial. A autorização também pode ocorrer via QR Code, site ou app da empresa.

6. O que acontece após o cliente autorizar um pagamento com PIX Automático?
Após a autorização, a empresa envia a cobrança ao banco do cliente, que agenda o pagamento e avisa o cliente, que pode conferir o valor e o saldo disponível.

No dia do vencimento, o banco realiza o pagamento conforme as regras definidas previamente pelo cliente. A frequência pode ser semanal, mensal, trimestral ou anual.

7. Os clientes podem ser cobrados por usar o PIX Automático?
Não, o pagador, ou seja, o cliente, nunca pode ser cobrado pelo uso do PIX. Essa regra é válida para todas as transações, incluindo transferências entre pessoas e pagamentos realizados por pessoas físicas a empresas, garantindo que o serviço seja gratuito para o usuário final.

8. Quais são os principais benefícios do PIX Automático?
O PIX Automático simplifica o pagamento de contas recorrentes, oferecendo uma alternativa prática ao débito automático e ao cartão de crédito.

Ele beneficia cerca de 60 milhões de brasileiros sem acesso a cartão de crédito para assinaturas. Para as empresas, facilita o recebimento de clientes de qualquer banco, otimizando a cobrança.

9. Como receber por PIX Automático nos principais bancos do país?

  • BANCO DO BRASIL: Por enquanto, as empresas podem contratar o serviço nas agências do BB, mas em breve também estará disponível nos canais digitais, segundo o banco.
  • CAIXA: A contratação pode ser feita pelo app ou nas agências, e o custo do serviço será informado no momento da adesão.
  • ITAÚ UNIBANCO: Para aderir ao PIX Automático, as empresas devem entrar em contato com o seu gerente da conta.
  • SANTANDER: A contratação pode ser feita pelo Internet Banking Empresas (IBE), no menu “PIX”.
  • BRADESCO: Empresas interessadas em receber pagamentos via PIX Automático devem entrar em contato com seu gerente Bradesco para ativar o serviço.
  • NUBANK: O banco não vai oferecer o PIX Automático para recebedores, apenas para pagadores.

 

Fonte: G1

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