CFC alerta sobre alteração na prestação de contas dos partidos
Home / Notícias
Postado por Comunicação CRCPE
05/06/2017
A prestação de contas referente a doações recebidas por partidos políticos passará por alterações a partir desta quinta-feira (1.º de junho). Os recibos dessas transações, que eram emitidos pelo Sistema de Requisição de Recibos Anuais (SRA), passarão a ser registrados pelo Sistema de Prestação de Contas Anuais (SPCA). A alteração é válida para exercício financeiro de 2017, e, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o SRA será integrado ao SPCA.
“A integração de dados entre os sistemas de prestação de contas do TSE é uma evolução tecnológica que visa aumentar a eficiência e a transparência”, avalia o vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim Bezerra. Ele ressalta que os partidos políticos devem estar atentos à mudança para evitar divergências ou lançamentos incorretos das doações nas prestações de contas.
O vice-presidente do CFC destaca ainda que, por conta de uma parceria entre o TSE e o CFC, a base de dados dos profissionais da contabilidade responsáveis pela prestação de contas dos partidos é enviada periodicamente pelo Tribunal à entidade para que seja verificada a regularidade dos seus registros. “Este trabalho vai ao encontro dos esforços do CFC de zelar pela transparência e pelo controle social”, assinala Bezerra.
Fonte: CFC
Últimas notícias
-
COMUNICADO: Expediente do Feriado - Data Magna - 06/03/26
-
CRCPE detalha documentos exigidos para declaração do IR 2026, em entrevista à TV Globo
-
Projeto proíbe cobrança de juros e multas em contas atrasadas de serviços essenciais
-
Receita libera ferramenta para calcular IR de prêmios em BETs e em competições virtuais (fantasy sport)
-
Receita Federal anuncia dia 16/03 as regras do Imposto de Renda 2026