Mais de 20 milhões de Declarações do Imposto de Renda já foram recebidas pela Receita Federal

02/05/2024

A Receita Federal divulgou nesta quinta-feira (2/5), que recebeu até agora 20,3 milhões de Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 (DIRPF 2024), o que representa pouco menos da metade da quantidade esperada até o final do prazo.  A expectativa do fisco é que aproximadamente 43 milhões de declarações sejam estregues até o final do prazo.

Os contribuintes têm até o final deste mês para fazer o envio da declaração de Imposto de Renda 2024. O prazo termina às 23h59min59s (horário de Brasília) e será cobrada multa de quem estiver obrigado a entregar a declaração e não o fizer. O valor da multa cobrada é de 1% ao mês, sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20% do valor do Imposto. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

Uma dica para reduzir o risco de erros é utilizar a declaração pré-preenchida. Mesmo assim, todas as informações devem ser checadas e validadas pelo contribuinte antes do envio da declaração à Receita Federal.

A Receita esclarece que se a declaração resultar em imposto a pagar, o contribuinte pode optar pelo débito automático da sua primeira quota ou quota única, com vencimento em 31 de maio, se enviar a DIRPF 2024 até a sexta-feira, dia 10 de maio.

Se a declaração for enviada após essa data, o débito automático será realizado a partir da segunda quota e, portanto, a primeira deve ser paga por Darf. É importante garantir que na data de vencimento de cada quota existam recursos disponíveis na conta, alerta a Receita.

Fonte: Ministério da Fazenda