CFC alerta sobre alteração na prestação de contas dos partidos
Home / Notícias
Postado por Comunicação CRCPE
05/06/2017
A prestação de contas referente a doações recebidas por partidos políticos passará por alterações a partir desta quinta-feira (1.º de junho). Os recibos dessas transações, que eram emitidos pelo Sistema de Requisição de Recibos Anuais (SRA), passarão a ser registrados pelo Sistema de Prestação de Contas Anuais (SPCA). A alteração é válida para exercício financeiro de 2017, e, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o SRA será integrado ao SPCA.
“A integração de dados entre os sistemas de prestação de contas do TSE é uma evolução tecnológica que visa aumentar a eficiência e a transparência”, avalia o vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim Bezerra. Ele ressalta que os partidos políticos devem estar atentos à mudança para evitar divergências ou lançamentos incorretos das doações nas prestações de contas.
O vice-presidente do CFC destaca ainda que, por conta de uma parceria entre o TSE e o CFC, a base de dados dos profissionais da contabilidade responsáveis pela prestação de contas dos partidos é enviada periodicamente pelo Tribunal à entidade para que seja verificada a regularidade dos seus registros. “Este trabalho vai ao encontro dos esforços do CFC de zelar pela transparência e pelo controle social”, assinala Bezerra.
Fonte: CFC
Últimas notícias
-
Curso online – Reforma Tributária do consumo e Regras de Transição - 13, 14 e 15/01
-
Reforma Tributária: CRCPE debate os impactos no Lucro Real, Presumido e no Simples Nacional
-
CRCPE reúne especialistas para discutir destinação do Imposto de Renda pelo Lucro Real
-
Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025
-
Câmara aprova regras mais rígidas para devedor contumaz