Alerta: golpistas podem estar usando o nome da Receita para roubar seus dados
Home / Notícias
Postado por Comunicação CRCPE
20/04/2017
Faltando 10 dias para o fim do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, a Receita Federal alerta para tentativas de phishing scan, ou golpes por e-mail, que aumentam nessa época. Golpistas utilizam como “iscas” o nome do Órgão e temas a ele correlatos para “pescar” suas vítimas no mundo virtual.
O phishing scan consiste no envio de e-mails sugerindo que os internautas baixem arquivos, acessem links ou visitem sites maliciosos. Quadrilhas especializadas em crimes pela Internet transmitem mensagens eletrônicas que servem como meio para os criminosos obterem ilegalmente informações fiscais, bancárias e cadastrais do contribuinte. Ao clicarem em links ou baixarem anexos, os usuários têm seus computadores infectados por vírus e programas que permitem esse acesso ilegal aos dados.
Divulgação Receita Federal
Em uma das modalidades de golpe, a pessoa recebe um e-mail dizendo que a Receita Federal disponibilizou certa quantia de restituição do Imposto de Renda. O usuário deveria então clicar em um link para acessar formulário para o resgate. Outras mensagens fraudulentas indicam a existência de pendência na declaração ou de débito em aberto.
A Receita Federal esclarece que não manda mensagens via e-mail sem a autorização do contribuinte, nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome.
A única forma de comunicação eletrônica com o contribuinte é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), localizado em sua página na Internet.
Fonte: Jornal do Comércio
Últimas notícias
-
Dispensa de Licitação 003/2026
-
Tema de 4º módulo da capacitação do CFC e Receita Federal destaca papel estruturante do Cadastro na RTC
-
Santa Cruz do Capibaribe recebe primeira edição do CRCPE na Estrada 2026
-
Curso Online - Reforma Tributária: Como Aplicar as Reduções de 60%, 30% e Alíquota Zero no IBS e CBS - 17 e 18/06
-
Brasil vê crescimento do empreendedorismo entre pessoas com mais de 45 anos