Compensação e Restituição: Receita Edita Nova Norma
Home / Notícias
Postado por Comunicação CRCPE
20/07/2017
Através da Instrução Normativa RFB 1.717/2017, publicada no Diário Oficial da União de hoje (18.07.2017), a Receita Federal do Brasil (RFB) estipulou normas sobre restituição, compensação, ressarcimento e reembolso de tributos federais, revogando-se as normas anteriores vigentes sobre o assunto.
O contribuinte que apurar crédito, inclusive o crédito decorrente de decisão judicial transitada em julgado, relativo a tributo administrado pela RFB, passível de restituição ou de ressarcimento, poderá utilizá-lo na compensação de débitos próprios, vencidos ou vincendos, relativos a tributos administrados pela RFB, e as contribuições recolhidas para outras entidades ou fundos.
A compensação se fará mediante declaração de compensação, por meio do programa PER/DCOMP ou, na impossibilidade de sua utilização, mediante o formulário Declaração de Compensação.
É vedada e será considerada não declarada a compensação nas hipóteses em que o crédito, dentre outros motivos, seja de terceiros ou seja decorrente de decisão judicial não transitada em julgado.
Será exigida multa isolada sobre o valor total do débito cuja compensação for considerada não declarada nas hipóteses previstas, aplicando-se o percentual de:
I – 75% (setenta e cinco por cento); ou
II – 150% (cento e cinquenta por cento), quando ficar comprovada falsidade da declaração apresentada.
Fonte: Blog Guia Tributário
Últimas notícias
-
Debatedores pedem ajustes na reforma tributária para áreas de livre comércio
-
Câmara aprova projeto que altera acordo entre Brasil e China para evitar dupla tributação
-
Bloqueio de envio de período de apuração futuro no S-1210 e S-2501
-
Debatedores alertam que reforma tributária pode prejudicar competitividade das PMEs
-
Comissão aprova projeto que atualiza o Estatuto da Micro e Pequena Empresa