Dia do Contador foi comemorado pelo CRCPE com palestras e homenagens

23/09/2016

“Contador, não temos como calcular a sua importância, mas sabemos o quão imenso é o seu valor”. Com essas palavras o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), contador José Campos, deu início na noite da última quinta-feira, 22 de setembro, ao seu discurso de abertura do evento intitulado “Contador: uma visão inovadora para o desenvolvimento”, especialmente em homenagem ao Dia do Contador.

Dentre os presentes estavam contadores, estudantes do curso de Ciências Contábeis de várias Instituições de Ensino Superior (IES) de Pernambuco e representantes de entidades ligadas à classe contábil, que lotaram o auditório principal do Hotel Nobile Executive, em Recife (PE), para apreciarem a palestra “Momento Econômico Atual Vivenciado pelas Empresas”, ministrada pelo empresário pernambucano Eduardo de Queiroz Monteiro.

Presidente do grupo EQM, que representa as empresas Jornal Folha de Pernambuco e Rádio Folha, Eduardo Monteiro fez um panorama da comunicação no Brasil e no mundo, citando os assuntos que estão em destaque no momento, bem como as novas tecnologias, que influenciam diretamente no andamento do jornalismo impresso. Presidente das Usinas Cucaú-Laranjeiras e Leão, o empresário também falou sobre a crise econômica que o país atravessa e ratificou a importância do contador nesse momento tão atribulado. “Vocês são sem dúvida 70% da vida de uma empresa. Nesses tempos difíceis, não seríamos nada sem a orientação do contador”, declarou. Ao término da palestra, Eduardo Monteiro recebeu das mãos do presidente José Campos uma placa condecorativa do CRCPE e certificado de participação.

Da plateia, o empresário Armando Monteiro Filho, pai de Eduardo, assistiu o seu sucessor dar uma verdadeira aula de comunicação. O ex-secretário de Pernambuco e usineiro agradeceu ao CRCPE pelas homenagens ao filho e à família – que também estava presente -, protagonizando, ainda, momento de grande emoção ao lembrar da sua trajetória política, retratada na obra “Armando Monteiro Filho – Flashes da vida e do tempo”, que os participantes receberam de presente do palestrante da noite.

Estudantes são agraciados

Outra importante homenagem realizada pelo Conselho foi a entrega da Medalha de Mérito São Mateus, que objetiva agraciar o aluno que possui excelência no curso de Ciências Contábeis. Na ocasião foram contemplados 13 estudantes de IES, entre eles, Cristof Allan. “Vejo que o esforço vale a pena, pois mesmo estando longe de casa por conta de trabalho e estudo, sinto que estou sendo valorizado pela entidade que representa a minha profissão”, declarou o universitário laureado.

Para encerrar as festividades alusivas ao “Dia do Contador”, o CRCPE convidou os alunos e profissionais para registrarem o momento com uma foto oficial, seguido de um coquetel de confraternização.

Mais comemorações

A data foi comemorada com palestras em várias cidades do estado, entre elas:

• “Substituição Tributária” em Paulista (20/09);
  • “Simples Nacional” em Pesqueira (21/09);
  • “Responsabilidade de contadores em crimes de lavagem de dinheiro” em Recife (21/09);
  • e “Uma questão de princípios: o uso da contabilidade nas organizações” em Garanhuns (22/09).

Nesta sexta-feira, 23, também aconteceram as palestras:

• “Retenções de ISS e Forma de Tributação” e “e.SOCIAL”em Recife;
  • “CRCPE e o Desenvolvimento Profissional” em Igarassu;
  • “Marco Regulatório do Terceiro Setor: perspectivas e o papel dos contadores” em Paulista.