Empregos criados por pequenos negócios em 2024 já superam os de 2023

Home / Notícias

As micro e pequenas empresas (MPEs) foram responsáveis pela geração de seis em cada 10 empregos formais no País neste ano. Apenas de janeiro a setembro, no acumulado de 2024, o total de postos de criados pelos pequenos negócios foi da ordem de 1,231 milhão, superando o volume de novas vagas de todo o ano passado, que foi de 1,182 milhão.

Os dados foram apresentados pela pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca que o País tem batido recordes consecutivos de empregos, resultado direto das políticas do presidente Lula e do vice Geraldo Alckmin.

“O fortalecimento da economia tem estimulado as micro e pequenas empresas a crescerem, gerando mais empregos e melhorando o nível de remuneração dos trabalhadores. Isso cria um ciclo virtuoso que estimula o surgimento de negócios, criando ainda mais empregos”, explica. O dirigente também lembra que, somente até o mês de agosto, a Receita Federal já havia registrado 2,8 milhões de novos pequenos negócios no Brasil.

Ainda de acordo com o levantamento do Sebrae, em setembro de 2024 foram geradas 247 mil vagas, com destaque para as MPEs, que foram responsáveis por 152 mil empregos formais (62%), enquanto as médias e grandes empresas contabilizaram 95 mil postos de trabalho (40%).

Segundo os dados do Caged, entre os pequenos negócios, os segmentos que mais geraram empregos em setembro foram os de Serviço (com aproximadamente 68 mil vagas), seguido de Comércio (40 mil) e Indústria (21 mil).

Geração de empregos em Minas Gerais
Minas Gerais, apenas em setembro, gerou 15,8 mil vagas de emprego com carteira assinada, mantendo o saldo positivo em decorrência de 229,8 mil admissões e 214 mil desligamentos. Quatro das cinco grandes atividades da economia contrataram mais do que demitiram no período.

Saiba quais foram os setores que mais geraram empregos em MG

Serviços (12,7 mil),
Comércio (5,7 mil),
Indústria (4,4 mil)
e construção (1,2 mil).

Por outro lado, a agropecuária fechou 8,3 mil postos de trabalho formais em setembro. Pelo terceiro mês consecutivo, a atividade foi a única a realizar corte de vagas no Estado.

Fonte: Diário do Comércio

Últimas notícias