Atenção MEIs: cuidado com os boletos
Home / Notícias
Postado por Comunicação CRCPE
14/06/2016
Se aproveitando dos novos empresários que chegam ao mercado, golpistas tentam arrecadar dinheiros dos desavisados. São extremamente ágeis e estranhamente, mesmo antes da chegada do Carnê da Cidadania, este sim, de pagamento obrigatório, mensal, com vencimentos mensais dos tributos que devem ser pagos (INSS/Previdência Social, sendo de 5% sobre o valor do salário mínimo, mais R$ 1 de ICMS para o Estado (atividades de indústria, comércio e transportes de cargas intermunicipal e interestadual) e/ou R$ 5,00 ISS para o município (atividades de Prestação de Serviços e Transportes Municipal)).
Em sua maioria as associações que emitem esses boletos são falsas, não existem. Quando existem, nem todas avisam que o pagamento não é obrigatório. Quem é MEI não tem que pagar contribuição social. Só paga se quiser.
Se continua com dúvidas, consulte seu contador. Mesmo que o prazo de vencimento seja curto (uma das estratégias utilizadas) não seja afoito, pergunte! A Sempe (Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa) alerta que circulam boatos nas redes sociais sobre a autenticidade dos carnês enviados. Se houver dúvidas a respeito da veracidade dos boletos, o empresário deve entrar no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br) e consultar se o número do documento consta no extrato referente a determinado mês.
Fonte: Portal da Classe Contábil
Últimas notícias
-
Curso online – Reforma Tributária do consumo e Regras de Transição - 13, 14 e 15/01
-
Reforma Tributária: CRCPE debate os impactos no Lucro Real, Presumido e no Simples Nacional
-
CRCPE reúne especialistas para discutir destinação do Imposto de Renda pelo Lucro Real
-
Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025
-
Câmara aprova regras mais rígidas para devedor contumaz