Conexão SP-Nordeste: live virtual traz conhecimento sobre inovação, agronegócio e a transformação digital da gestão pública

Home / Notícias

Postado por Comunicação CRCPE
10/06/2021

Com transmissão ao vivo no canal do CRCSP no YouTube, a Conexão SP-Nordeste de 8 de junho de 2021 pousou na Bahia, Sergipe e Alagoas para mais um dia repleto de conhecimentos. O evento do CRCSP, em parceria com os CRCs de Alagoas (CRCAL), Bahia (CRCBA), Ceará (CRCCE), Maranhão (CRCMA), Paraíba (CRCPB), Pernambuco (CRCPE), Piauí (CRCPI), Rio Grande do Norte (CRCRN) e Sergipe (CRCSE), com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), tem como tema “A Contabilidade Redefinindo o Século 21″ e acontece nos dias 1º, 8, 15, 22 e 29 de junho, a partir das 14h30.

O evento todo vale 11 pontos para o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC): dois pontos para o evento do dia 1º, que aconteceu em São Paulo, e três pontos para as outras datas, com exceção do dia 22, que terá uma live cultural.

Confira agora como foi o evento.

Abertura

Apresentada pela conselheira do CRCSP, Angela Alonso Zechinelli, e o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, o evento foi aberto pelo presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, que deu as boas-vindas aos participantes da Conexão. “Esperamos que a parceria do CRCSP com os CRCs do Nordeste nos traga mais conhecimento e faça a diferença no mercado”.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, representando o presidente Zulmir Ivânio Breda, parabenizou os CRCs participantes e disse que “a viagem proporcionada por esta Conexão SP-Nordeste está trazendo muito conhecimento. Que traga também sucesso para todos”.

O presidente do CRCBA, Antônio Carlos Ribeiro da Silva, louvou o momento de grande aprendizado e de compartilhamento no evento da Conexão SP-Nordeste. “Nós da Bahia, queremos que este evento seja de muito saber e de alegria para todos nós”.

BAHIA

Painel

Mapeando um Novo Cenário – Inovação e Tecnologia nos Serviços Contábeis

No primeiro painel do dia, participaram como palestrantes o fundador e ex-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Bahia  (Sescap-BA), José Carlos Alves Silveira, e o diretor Administrativo, Financeiro e Comercial do Sescap-BA, Marcelo Paes Jardim.

José Carlos lembrou que aprendeu contabilidade por correspondência e, desde então, tem vivido uma série de mudanças. “A importância de inovar é de se abrir para novas formas de fazer, com foco no cliente”, disse o painelista. “Precisamos ir ao encontro e entender do empreendimento do menor ao maior cliente, para saber as suas dificuldades e trazer as soluções”.

Para Marcelo Jardim, especialista em tecnologia, é preciso ter uma experiência prática de implantação de inovação para entender que “a transformação passa por sistemas, processos e deve usar a tecnologia a favor do cliente”.

Um dos moderadores deste painel, o presidente do CRCBA, Antônio Carlos Ribeiro da Silva, falou sobre o desafio do home office, trazido pela pandemia da Covid-19. O palestrante José Carlos é favorável ao trabalho remoto, pois tem o benefício de ser feito na hora que se quiser e no lugar que se estiver.

Para Marcelo Jardim, o grande desafio do profissional da contabilidade é transformar o seu cliente em aliado, promovendo a integração do seu trabalho com as informações da empresa.

O painel mostrou que a Contabilidade Consultiva, chamada assim por Antônio Lopes de Sá, ajuda na interação contador-empresário, permitindo que a empresa decole, cresça e que o setor contábil seja o principal aliado do cliente.

O presidente do CRCSE, Vanderson da Silva Mélo, lembrou a importância do profissional da contabilidade ouvir as dificuldades do cliente para poder dar uma resposta, depois de analisar suas demandas.

A vice-presidente de Registro do CRCAL, Adriana Andrade Araújo, que representou o presidente do CRCAL, José Vieira dos Santos, elogiou a abordagem dos painelistas e disse que “a Contabilidade ganhou muita evidência na pandemia, ao adotar a inovação tecnológica”.

O palestrante Carlos Silveira resumiu a necessidade de adotar a inovação nos serviços contábeis dizendo que “precisamos mudar o mundo para então mudar o mundo mudado”

 

SERGIPE

Painel

A Contabilidade no Agronegócio: Aspectos Ambientais, Sociais e de Governança

O presidente do CRCSE, Vanderson da Silva Mélo, recebeu os participantes deste painel com muita simpatia. Ele ressaltou que a participação dos estados irmãos, Bahia e Alagoas, “é uma alegria muito grande porque neste evento estamos vivenciando a importância da Contabilidade”. 

Os painelistas foram o vice-presidente da Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (Febrapam), José Walter de Sá Santos, e o contador pós-graduado em Perícia e Auditoria, Paulo Alberto Mesquita Amado Neto.

José Walter iniciou sua preleção ressaltando a importância do agronegócio para a balança comercial do Brasil. “É um setor que cresce em tecnologia e que precisa do contador. É um mercado crescente para a área contábil”.  

O presidente do CRCBA, Antônio Carlos, enfatizou que “pela importância do agronegócio para o Brasil, é urgente que os currículos dos cursos de Ciências Contábeis deem mais valor à Contabilidade Rural”.

O painelista Paulo Alberto Mesquita Amado Neto disse que o profissional da contabilidade tem o importante papel de orientar o produtor rural. “O campo hoje tem equipamentos modernos na produção, mas o empresário do agronegócio precisa da orientação do profissional da contabilidade, independente do tamanho da sua empresa”.

A vice-presidente de Registro do CRCAL, Adriana Andrade Araújo, disse que “a preservação ambiental garante que o agronegócio seja sustentável”.

Fontes renováveis de energia limpa, reciclagem do lixo, o racionamento da água e da energia são fatores fundamentais para o êxito do agronegócio, afirmou o painelista José Walter.

Para Paulo Alberto, a governança corporativa, aliada a uma legislação ambiental que seja posta em prática, com a orientação do profissional da contabilidade, “garante o sucesso do agronegócio”.

 

ALAGOAS

Painel

Inovação e Transformação Digital para o Fortalecimento da Gestão Pública

A vice-presidente de Registro do CRCAL, Adriana Andrade Araújo, em nome do presidente José Vieira dos Santos, que não pode estar presente, deu as boas-vindas aos participantes do painel de Alagoas.

Os painelistas foram o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), Fabrício Marques Santos, e o diretor Executivo do Centro de Liderança Pública (CLP), Tadeu Barros.

Este painel foi sobre pessoas, pois, como disse o painelista Tadeu Barros, “inovação são pessoas, não tecnologia. Primeiro as pessoas desenham os processos, depois vem a tecnologia”.

Para Fabrício Marques Santos, falta ao poder público uma base de dados com o adequado registro de informações. Ele deu o exemplo da vacinação da Covid-19: “Não temos um registro adequado para identificar quem se vacinou”, disse ele.

Tadeu defende que a premissas da inovação é furar bolhas, aumentar conhecimento técnico e ter um olhar sistêmico de fontes diferentes. “Precisamos ser caçadores de problemas, pois só assim trazemos soluções. Faça sempre a pergunta certa para resolver problemas”, aconselhou ele.

O presidente do CRCSE, Vanderson da Silva Mélo, lamentou a dificuldade de implementação de inovações nos governos, que têm informações compartimentadas, “sem um olhar sistêmico da tomada de definição unificada”.

O presidente do CRCBA, lembrou a enorme dificuldade que os profissionais da contabilidade enfrentam com a burocracia. “Controles extremos impedem a inovação, não combatem a corrupção e trazem prejuízo ao erário público”, disse o presidente.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, fez questão de afirmar que “a gestão publica de qualidade gera recursos para todos e o profissional da contabilidade é essencial para ajudar no assessoramento e tomada de decisão”. Donizete, ao encerrar o evento, parabenizou todos os participantes.

Participe da Conexão SP-Nordeste

Veja aqui a programação.

Inscreva-se

1. Inscreva-se na atividade nos botões abaixo.
• Profissionais de outros estados: caso ainda não tenha cadastro, clique aqui.

2. Inscreva-se no canal do CRCSP no YouTube e ative o sininho para obter a notificação.

Para emissão do certificado de participação, a presença deverá ser validada por meio de dois links que aparecerão no chat durante a transmissão.

Participe! Reserve sua vaga!

Fonte: CRCSP

Últimas notícias
Imagem no topo

Silvio Meira

É engenheiro eletrônico (ITA), mestre e doutor em Ciência da Computação. Professor Emérito do CIn-UFPE, foi peça-chave na criação do doutorado em computação da instituição e na formação de mais de 1400 pós-graduados. Fundador do CESAR e do Porto Digital, atua como presidente do conselho de administração do parque tecnológico. À frente da TDS Company, promove inovação e transformação digital em negócios. Reconhecido entre os 20 nomes mais influentes do Brasil em inovação pelo Prêmio iBest 2023.

Isso vai fechar em 100 segundos

Eduardo Amorim

Contador, Especialista em Direito Tributário pela UFPE, Mestre em Gestão Pública pela UFPE; Auditor Fiscal do Estado de Pernambuco; Perito Contador do TATE; Professor Universitário; Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPE; membro da Academia Pernambucana de Contabilidade.

Isso vai fechar em 100 segundos

Ana Luiza Leite

Julgadora Tributário do Tribunal Administrativo Tributário de Pernambuco/TATE, Mestranda em Estado e Regulação pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE, Pós-graduada em Direito Administrativo pela Universidade Anhaguera (UNIDERPI), Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE.

Isso vai fechar em 100 segundos

Fabio Lima

Graduado em Ciências Contábeis, Direito e Administração de Empresas. Trabalhou na PricewaterhouseCoopers Brasil Auditores Independentes entre 1997 e 2004. Atualmente sócio do escritório Ivo Barboza & Advogados, Vice Presidente de Fiscalização e Ética e Disciplina do CRC/PE e Diretor Jurídico do SESCAP.

Isso vai fechar em 100 segundos

Roberto Nascimento

Graduado em Ciências Contábeis, Direito, e em Teologia. Pós-graduado em Administração Financeira e em Direito Tributário. É vogal titular da Junta Comercial de Pernambuco (2023-2026). Sócio administrador da empresa RN2 Contabilidade, atuando como consultor de empresas nas áreas contábil, tributária, financeira, trabalhista e de gestão empresarial, bem como perito contábil e assistente técnico em perícias judiciais e extrajudiciais. Atualmente é presidente do Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco.

Isso vai fechar em 100 segundos

Toinho Mendes

Poeta, professor, escritor e repentista pernambucano que combina arte, educação e tradição oral em sua obra. Com sólida atuação em sala de aula, ele inspira alunos e público ao valorizar a cultura regional por meio da poesia improvisada, repentismo e textos autorais. Sua escrita reflete a riqueza do sertão, fortalecendo a identidade cultural e promovendo o saber popular em múltiplas frentes. Executa ações de planejamento, gestão e operacionalidade de projetos educacionais e sociais por meio do desenvolvimento de ideias e incremento do uso de tecnologias de aprendizado.

Isso vai fechar em 100 segundos

Emanuela de Paula

Graduação em Ciências Contábeis na FBV; Mestrado em Ciências Contábeis na UFPE; Doutoranda da FUCAPE; Professora da Pós-Graduação da BSSP; Instrutora do Conselho Regional de Contabilidade e SESCAP; Sócia de Escritório de Contabilidade NUMA - Soluções Contábeis Ltda; Sócia da Empresa Manu de Paula – Auditoria e terceirizações.

Isso vai fechar em 100 segundos

Lieda Amaral de Souza

Auditora Fiscal da Receita Federal de 06/93 a 11/24. Membro Comissão Reforma Tributária do CFC. Coordenadora da Comissão da Mulher CRCRN. Coordenadora de MBA Recuperação de Créditos e Revisão Tributária e Co-coordenadora da Especialização em Reforma Tributária da BSSP Pós Graduação. Sócia da BSSP Consulting. Diretora Acadêmica da Faculdade de Gestão BSSP.

Isso vai fechar em 100 segundos

João Eudes

Doutor em Ciências Contábeis pela FUCAPE, Mestre em Ciências Contábeis pela USP-SP, Pós-graduação lato senso em Contabilidade e Controladoria Governamental pela UFPE, graduação em Ciências Contábeis pela UFPE, graduação em Engenharia Mecânica pela UPE. Auditor de Controle Externo do TCE-PE, Professor Assistente da FUCAPE Business School - ES. Autor de artigos e livros de Contabilidade, Orçamento e Custos no Setor Público.

Isso vai fechar em 100 segundos

Joaquim Liberalquino

Contador e auditor tributário aposentado do Estado de Pernambuco. Mestre em Gestão para o Desenvolvimento do Nordeste, é professor assistente da UFPE, com especializações em Administração Financeira, Auditoria Pública e Gestão para o Desenvolvimento. Atua como consultor, perito e palestrante nas áreas de contabilidade pública e gestão fiscal, sendo reconhecido pela sólida contribuição ao fortalecimento das finanças públicas no Brasil.

Isso vai fechar em 100 segundos

Mario Sergio Cortella

Nascido em Londrina, no estado do Paraná no Brasil, filósofo e escritor, com Mestrado e Doutorado em Educação, professor-titular aposentado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual atuou por 35 anos, com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião; é professor convidado da Fundação Dom Cabral e foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo. Comentarista de rádio e televisão, tem presença expressiva nas redes sociais, com mais de 24 milhões de seguidores, é autor de 54 livros com edições no Brasil e no exterior.

Isso vai fechar em 100 segundos

Mariane Bigio

É uma entusiasta da palavra. Nasceu pernambucana do Recife, e se tornou Escritora, Contadora de Histórias, Cantora, Compositora e Radialista. Ministra Oficinas de Literatura para crianças, jovens e educadores. Celebra casamentos com poesia e apresenta eventos corporativos e festivais de arte como MC.

Isso vai fechar em 100 segundos