Conexão SP-Nordeste chega em 15 de junho à Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte

Home / Notícias

Postado por Comunicação CRCPE
17/06/2021

A Conexão SP-Nordeste, evento realizado em conjunto pelo CRCSP e pelos CRCs da Região Nordeste, realizou em 15 de junho de 2021 escalas nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Com transmissão ao vivo no canal do CRCSP no YouTube, o evento trouxe três painéis sobre alguns dos principais temas contábeis e do ambiente de negócios do país.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN), Erivan Ferreira Borges, o vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim de Alencar Bezerra Filho, e os vice-presidentes de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), Deborah Marinho de Barros Perez Farias, e do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), Iraúna Rabelo da Rocha, fizeram a abertura da Conexão SP-Nordeste e destacaram a importância da atuação conjunta dos Conselhos de Contabilidade para empreender ações em benefício dos profissionais contábeis e da sociedade.

“É uma alegria muito grande estarmos aqui novamente. Saímos de São Paulo, no dia 1º de junho, realizamos escalas em Alagoas, Bahia e Sergipe no dia 8 e chegamos hoje ao Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Esta é uma viagem virtual que leva muita informação e conteúdo, conectando todo o país e trazendo um pouco das maravilhas do nosso Nordeste”, explicou o presidente Donizete na abertura.

“Este é um evento muito importante, não somente para a classe contábil, como para toda a sociedade brasileira, pois o debate que realizamos hoje é extremamente positivo para todo o Brasil. Estou muito feliz por podermos contribuir para este evento e trazer um pouco do que o Rio Grande do Norte tem a oferecer em questão de pessoas capacitadas, que participam hoje da Conexão SP-Nordeste”, declarou o presidente do CRCRN, Erivan Borges.

O vice-presidente de Política Institucional do CFC lembrou que São Paulo e a Região Nordeste possuem uma forte ligação e que 30% da população paulista é composta por pessoas com raízes nordestinas. Ele também ressaltou a importância deste evento conjunto, que “nos dá a oportunidade de debater as potencialidades dos nove estados da nossa região e como a contabilidade pode contribuir para todos os setores da economia. Realizar esta viagem virtual por esta região maravilhosa e rica é algo que me emociona”, ressaltou Joaquim Bezerra.

Os conselheiros do CRCSP Angela Zechinelli Alonso e Valmir Leôncio da Silva fizeram a apresentação dos palestrantes.

Rio Grande do Norte

Painel “Turismo e Energia Limpa: Boas Práticas Contábeis, Investimento e Tecnologia”

O painel teve início com um vídeo sobre alguns dos destaques do Rio Grande do Norte no setor turístico. A seguir, foram convidados o senador pelo Rio Grande do Norte Jean-Paul Prates (PT-RN), o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte, Jaime Calado Pereira dos Santos, e o especialista em Contabilidade Gerencial Rui Cadete, palestrantes do primeiro painel.

O senador Jean-Paul Prates iniciou o painel explicando que os dois fatores mais preponderantes da economia do Rio Grande do Norte são hoje o turismo e a produção de energia limpa.

“Fomos na década de 60 os maiores produtores de petróleo em terra e hoje somos o estado líder na geração de energia eólica e solar do país. Este resultado é fruto de um ambiente operacional e de investimentos que auxiliou o Rio Grande do Norte a assumir esta liderança”, apontou o senador.

Jaime Calado apresentou as ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Norte nas áreas de Turismo e de produção de energia limpa e sobre os impactos destas ações para a preservação ambiental e para a geração de renda.

“O investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação e a aplicação rigorosa de uma política fiscal eficiente foram fundamentais para podermos promover o desenvolvimento e estimular a preservação ambiental”, esclareceu o secretário.

“O investimento em energias renováveis traz retornos em questão de investimento, mas é necessária a atuação do profissional contábil para poder orientar os empreendedores. É essencial que as empresas, governos e entidades mantenham uma nova visão de governança e da contabilidade como instrumento de apoio aos investimentos e à tomada de decisão”, explicou Rui Cadete, destacando a importância da Contabilidade tanto no setor da economia, como nas áreas social e ambiental.

Paraíba

Painel: “Nichos de Atuação do Contador com Destaque para a Construção Civil”

A parada da Conexão SP-Nordeste na Paraíba começou com um vídeo que mostrou as belezas e as oportunidades oferecidas por esse lindo estado nordestino.

Em nome do presidente do CRCPB, Bruno Sitonio Fialho de Oliveira, que não pode estar presente, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPB, Iraúna Rabelo da Rocha, agradeceu a parceria de todos os CRCs na Conexão SP-Nordeste, parabenizando a todos por, em plena pandemia, estar promovendo conhecimento.

O segundo painel do dia foi apresentado pelo especialista em Contabilidade e Direito Tributário, Marcos Rogério Fernandes do Nascimento, e o especialista em Marketing e Gestão de Empresas Contábeis, Anderson Hernandes.

Para o especialista Marcos Rogério, que atua no ramo da contabilidade para os setores imobiliário e da construção civil, a implantação das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) trouxe mais facilidade para trabalhar nesse seguimento, antes tido como complicado.

“É um setor desafiador para o profissional da contabilidade”, assegurou Marcos Rogério, “mas com um amplo mercado de trabalho e bem remunerado”.

Especializado em marketing contábil, Anderson Hernandes acredita que focar em um nicho como o da construção civil permite ao contador ajustar sua estratégia de marketing e, assim, ser mais assertivo e ter melhores resultados para o cliente.

Usar a tecnologia nos trabalhos rotineiros e procurar ampliar seus conhecimentos são os conselhos que tanto Marcos Rogério como Anderson Hernandes deram para os profissionais da contabilidade.

“As redes sociais são meios que o profissional pode usar, não para oferecer serviço diretamente”, disse Hernandes, “mas para servir como referência para quem busca o serviço contábil. O importante é escolher a rede social mais adequada”.

O painel do CRCPB foi moderado pelo presidente do CRCRN, Erivan Ferreira Borges, e pelos vice-presidentes de Desenvolvimento Profissional do CRCPB, Iraúna Rabelo da Rocha, e do CRCPE, Deborah Barros.

Pernambuco

Painel: “O Mercado da Consultoria Contábil na Recuperação de Créditos”

A presidente do CRCPE, Maria Dorgivânia Arraes Barbará, deu as boas-vindas ao Estado de Pernambuco aos participantes da Conexão SP-Nordeste. “Sejam todos bem-vindos e muita gratidão por esta festa de união, levando conhecimento e informação e mostrando o que o Nordeste tem”, disse Dorgivânia.

Depois da apresentação de um vídeo sobre Pernambuco, os painelistas, o especialista em Contabilidade, Compliance e Direito Tributário, Pedro Amarante, e a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPE, Deborah Barros, iniciaram sua palestra.

Para Pedro Amarante a recuperação de crédito para empresas é uma grande oportunidade para profissionais da contabilidade e do direito. “Muitas vezes, as empresas questionam a cobrança de certos tributos pela Receita Federal, mas caberá ao Judiciário decidir se cabe cobrança ou não”.

A atuação das empresas na classificação correta dos produtos, segundo Deborah, é muito importante para que o contador possa saber se é possível recuperar créditos para a empresa, quando há a cobrança de tributos antecipados, por exemplo.

“Apenas com base em teses que se questionam as cobranças”, alertou Amarante, “não podemos aplicar uma legislação que não foi aprovada”.

“Sempre que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) publica uma decisão, e esta é acatada pela Receita Federal, o contador aplica para seu cliente, conseguindo monetização para a empresa”, disse Amarante.

“Pautar-se na lei é uma regra que o contador deve sempre seguir, além de estar muito bem informado, para poder conseguir a recuperação de créditos para seus clientes”, finalizou Deborah.

A Conexão SP-Nordeste que teve paradas no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco foi encerrada pelo presidente do CRCRN, Erivan Ferreira Borges, que agradeceu a todos que participaram da viagem, “que deixou os 6 mil profissionais da contabilidade do meu estado muito felizes com esta parceria”.

O vice-presidente do CRCPB, Iraúna Rabelo da Rocha, agradeceu em nome do presidente Bruno Sitonio Fialho de Oliveira, afirmando que “como disse o poeta ‘sonho que se sonha junto é realidade’ conseguimos com a tecnologia levar conhecimento para todo o Brasil”.

A presidente do CRCPE, Maria Dorgivânia Arraes Barbará, elogiou a parceria que permite aos CRCs a Conexão SP-Nordeste e incentivou a união das entidades. “Vamos construir pontes e fazer o bem”, disse Dorgivânia.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, agradeceu a todos os representantes dos CRCs, aos apresentadores e aos participantes. “Está valendo a pena esta nossa Conexão pelo conhecimento rico que estamos podendo adquirir”, disse Donizete.

“Agora, vamos à festa de São João, no dia 22, às 19h. Estão todos convidados a participar do show do grupo baiano Os Maxixes”, convidou Donizete

Fonte: CRCSP

Últimas notícias
Imagem no topo

Silvio Meira

É engenheiro eletrônico (ITA), mestre e doutor em Ciência da Computação. Professor Emérito do CIn-UFPE, foi peça-chave na criação do doutorado em computação da instituição e na formação de mais de 1400 pós-graduados. Fundador do CESAR e do Porto Digital, atua como presidente do conselho de administração do parque tecnológico. À frente da TDS Company, promove inovação e transformação digital em negócios. Reconhecido entre os 20 nomes mais influentes do Brasil em inovação pelo Prêmio iBest 2023.

Isso vai fechar em 100 segundos

Eduardo Amorim

Contador, Especialista em Direito Tributário pela UFPE, Mestre em Gestão Pública pela UFPE; Auditor Fiscal do Estado de Pernambuco; Perito Contador do TATE; Professor Universitário; Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPE; membro da Academia Pernambucana de Contabilidade.

Isso vai fechar em 100 segundos

Ana Luiza Leite

Julgadora Tributário do Tribunal Administrativo Tributário de Pernambuco/TATE, Mestranda em Estado e Regulação pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE, Pós-graduada em Direito Administrativo pela Universidade Anhaguera (UNIDERPI), Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE.

Isso vai fechar em 100 segundos

Fabio Lima

Graduado em Ciências Contábeis, Direito e Administração de Empresas. Trabalhou na PricewaterhouseCoopers Brasil Auditores Independentes entre 1997 e 2004. Atualmente sócio do escritório Ivo Barboza & Advogados, Vice Presidente de Fiscalização e Ética e Disciplina do CRC/PE e Diretor Jurídico do SESCAP.

Isso vai fechar em 100 segundos

Roberto Nascimento

Graduado em Ciências Contábeis, Direito, e em Teologia. Pós-graduado em Administração Financeira e em Direito Tributário. É vogal titular da Junta Comercial de Pernambuco (2023-2026). Sócio administrador da empresa RN2 Contabilidade, atuando como consultor de empresas nas áreas contábil, tributária, financeira, trabalhista e de gestão empresarial, bem como perito contábil e assistente técnico em perícias judiciais e extrajudiciais. Atualmente é presidente do Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco.

Isso vai fechar em 100 segundos

Toinho Mendes

Poeta, professor, escritor e repentista pernambucano que combina arte, educação e tradição oral em sua obra. Com sólida atuação em sala de aula, ele inspira alunos e público ao valorizar a cultura regional por meio da poesia improvisada, repentismo e textos autorais. Sua escrita reflete a riqueza do sertão, fortalecendo a identidade cultural e promovendo o saber popular em múltiplas frentes. Executa ações de planejamento, gestão e operacionalidade de projetos educacionais e sociais por meio do desenvolvimento de ideias e incremento do uso de tecnologias de aprendizado.

Isso vai fechar em 100 segundos

Emanuela de Paula

Graduação em Ciências Contábeis na FBV; Mestrado em Ciências Contábeis na UFPE; Doutoranda da FUCAPE; Professora da Pós-Graduação da BSSP; Instrutora do Conselho Regional de Contabilidade e SESCAP; Sócia de Escritório de Contabilidade NUMA - Soluções Contábeis Ltda; Sócia da Empresa Manu de Paula – Auditoria e terceirizações.

Isso vai fechar em 100 segundos

Lieda Amaral de Souza

Auditora Fiscal da Receita Federal de 06/93 a 11/24. Membro Comissão Reforma Tributária do CFC. Coordenadora da Comissão da Mulher CRCRN. Coordenadora de MBA Recuperação de Créditos e Revisão Tributária e Co-coordenadora da Especialização em Reforma Tributária da BSSP Pós Graduação. Sócia da BSSP Consulting. Diretora Acadêmica da Faculdade de Gestão BSSP.

Isso vai fechar em 100 segundos

João Eudes

Doutor em Ciências Contábeis pela FUCAPE, Mestre em Ciências Contábeis pela USP-SP, Pós-graduação lato senso em Contabilidade e Controladoria Governamental pela UFPE, graduação em Ciências Contábeis pela UFPE, graduação em Engenharia Mecânica pela UPE. Auditor de Controle Externo do TCE-PE, Professor Assistente da FUCAPE Business School - ES. Autor de artigos e livros de Contabilidade, Orçamento e Custos no Setor Público.

Isso vai fechar em 100 segundos

Joaquim Liberalquino

Contador e auditor tributário aposentado do Estado de Pernambuco. Mestre em Gestão para o Desenvolvimento do Nordeste, é professor assistente da UFPE, com especializações em Administração Financeira, Auditoria Pública e Gestão para o Desenvolvimento. Atua como consultor, perito e palestrante nas áreas de contabilidade pública e gestão fiscal, sendo reconhecido pela sólida contribuição ao fortalecimento das finanças públicas no Brasil.

Isso vai fechar em 100 segundos

Mario Sergio Cortella

Nascido em Londrina, no estado do Paraná no Brasil, filósofo e escritor, com Mestrado e Doutorado em Educação, professor-titular aposentado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual atuou por 35 anos, com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião; é professor convidado da Fundação Dom Cabral e foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo. Comentarista de rádio e televisão, tem presença expressiva nas redes sociais, com mais de 24 milhões de seguidores, é autor de 54 livros com edições no Brasil e no exterior.

Isso vai fechar em 100 segundos

Mariane Bigio

É uma entusiasta da palavra. Nasceu pernambucana do Recife, e se tornou Escritora, Contadora de Histórias, Cantora, Compositora e Radialista. Ministra Oficinas de Literatura para crianças, jovens e educadores. Celebra casamentos com poesia e apresenta eventos corporativos e festivais de arte como MC.

Isso vai fechar em 100 segundos