Empresas tributadas por lucro presumido poderão deduzir contribuição previdenciária
Home / Notícias
Postado por Comunicação CRCPE
20/07/2017
Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que permite às empresas tributadas pelo lucro presumido deduzirem do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), a partir de 2017, o valor das contribuições feitas ao plano de previdência complementar dos seus empregados e dirigentes.
O projeto (PL 5397/16) foi apresentado pelos deputados Goulart (SP) e Rogério Rosso (DF), ambos do PSD.
Atualmente, a dedução das contribuições previdenciárias para planos de aposentadorias dos funcionários só é permitida para as empresas tributadas pelo lucro real.
Equiparação de regimes
Os autores do projeto afirmam que o texto apenas equipara os dois regimes de tributação. Goulart e Rosso lembram que as optantes pelo lucro presumido representam a grande maioria das empresas brasileiras.
O lucro presumido é uma forma simplificada de tributação do IRPJ e da CSLL e têm por base uma margem de lucro pré-fixada pela lei. Ou seja, o lucro tributado não é o realmente apurado (contábil), mas um ‘presumido’, com base em regras definidas pela Receita Federal.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação (inclusive quanto ao mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Contabilidade na TV
Últimas notícias
-
Doações dos profissionais nos cursos do CRCPE se transformam em ação solidária para a Associação Barãozinho
-
Reunião da Comissão de Contabilidade Pública do CRCPE debate avanços e desafios do setor público
-
CRCPE participa da colação de grau em Ciências Contábeis da UNIFAFIRE
-
CRCPE realiza curso sobre as atualizações do ICMS em Gravatá
-
Nova versão do PVA da EFD ICMS IPI corrige erro na validação de arquivos