20º Congresso debaterá papel da contabilidade no controle social

Home / Notícias

Postado por Comunicação CRCPE
23/08/2016

 

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realiza, de 11 a 14 de setembro, em Fortaleza, o 20.º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC). O evento é o maior da classe contábil, ocorre a cada quatro anos e tem como tema desta edição Contabilidade: Transparência e Controle Social. Serão quatro dias de congresso, com 190 atividades técnicas e científicas e palestrantes reconhecidos nacional e internacionalmente.

Desde 2013 a sociedade brasileira tem demandado, de maneira enfática, um novo padrão de relacionamento entre os entes públicos e privados. “As pessoas têm pleiteado mais transparência nos gastos públicos e nas relações entre o governo e as empresas. A contabilidade é, por excelência, a ciência capaz de prover a população com essas informações, de maneira qualificada e compreensível”, afirma o presidente do CFC e do 20.º CBC, José Martonio Alves Coelho.

O tema do congresso permeará todos os painéis, mas será aprofundado pelo presidente do Conselho Nacional de Controle Interno e auditor-geral do Estado do Pará, Roberto Paulo Amoras, e pelo ex-ministro-chefe da Controladoria-Geral da União e professor de direito processual na Escola Superior do Ministério Público do DF, Jorge Hage, no painel Controle e Transparência no Combate à Corrupção. A mediação será feita pela vice-presidente de Controle Interno do CFC, Lucilene Viana. “Vamos destacar o papel da contabilidade como instrumento de controle social”, afirma Lucilene.

Desde sua primeira edição, o CBC traz para discussão temas que estão em destaque na sociedade e interferem no dia a dia do profissional. Esta edição não será diferente. O aumento da inflação trouxe de volta uma preocupação para as empresas e para a contabilidade. “Não estamos considerando o impacto da inflação nos negócios, e isso é importante. Desde o advento do Plano Real a contabilidade não é mais obrigada a incluir esses dados nas demonstrações contábeis, mas não estamos lidando com padrões europeus de inflação. Eles interferem nos resultados das empresas”, afirma o professor de mestrado em ciências contábeis e atuariais da PUC-SP e palestrante do 20.º CBC, Sérgio de Iudícibus. Ele e o professor Ph.D. da Universidade do Rio de Janeiro Natan Suzter participarão do painel Inflação: Reflexos na Contabilidade.

Outro tema que será abordado é a governança corporativa. Em 2002 o mundo assistiu à falência de uma das maiores companhias americanas de petróleo, a Enron. O caso é emblemático para a governança corporativa, e o ex-Chief Financial Officer (CFO) da companhia Andrew Fastow discorrerá sobre a importância de um eficiente sistema de organização, monitoramento e incentivo nas companhias.

Eleições 2016

Desde 2002 os candidatos devem fazer prestações de contas de campanha. Para as eleições deste ano o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) introduziu uma série de mudanças, como a proibição de doações de empresas, e determinou que os concorrentes tenham assessoria contábil desde o início da disputa. “A medida é o reconhecimento de que a contabilidade tem papel fundamental para a consolidação da democracia. Ao determinar que as campanhas contem, desde o início, com o acompanhamento de um profissional contábil, o TSE está reconhecendo que esse trabalho auxilia os candidatos na arrecadação correta de recursos e no eficiente registro de atos e fatos contábeis”, afirma o vice-presidente de Política Institucional do CFC e coordenador da comissão de prestação de contas eleitorais da entidade, Joaquim Bezerra.

Desde junho o CFC está realizando, em parceria com os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e o TSE, seminários de capacitação para os profissionais que atuarão na área. Durante o 20.º CBC será realizado o II Fórum Prestação de Contas de Campanhas Eleitorais, com a participação do ministro do TSE Henrique Neves e do chefe da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do TSE, Eron Pessoa. A coordenação da mesa será do vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Dantas.

Educação financeira

A crise financeira e o aumento do desemprego levaram a um aumento no endividamento. Cada vez mais brasileiros têm dificuldades em manter as contas em dia. O CFC desenvolve o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), e uma das ações do programa é a educação financeira, em que profissionais da contabilidade realizam palestras sobre como se organizar financeiramente.

Durante o congresso, entre os dias 12 e 14 de setembro, os interessados poderão receber orientações de profissionais do programa. “Faremos um plantão para atender quem quer criar um planejamento familiar. Os profissionais apresentarão conceitos simples como despesa e receita e ensinarão a fazer uma planilha para controlar as finanças. Tudo de fácil execução”, afirma a coordenadora nacional do PVCC, Vânia Labres. A orientação financeira será oferecida no estande do CFC, na Feira de Negócios e Eventos do Congresso. Na Feira, a entrada é gratuita e aberta a toda a população.

O 20.º CBC ocorrerá no Centro de Eventos Ceará e já tem mais de 7 mil inscritos. A programação completa e as inscrições podem ser conferidas em cbc.cfc.org.br.

Sobre o 20.º Congresso Brasileiro de Contabilidade

O Congresso Brasileiro de Contabilidade é o maior evento da classe. Reúne profissionais, estudantes e acadêmicos do Brasil e do mundo num ambiente de troca de experiências e oportunidade de negócios, com objetivo de produzir conhecimento em todas as áreas da contabilidade para melhor servir o cidadão.

Fonte: CFC

Últimas notícias
Imagem no topo

Silvio Meira

É engenheiro eletrônico (ITA), mestre e doutor em Ciência da Computação. Professor Emérito do CIn-UFPE, foi peça-chave na criação do doutorado em computação da instituição e na formação de mais de 1400 pós-graduados. Fundador do CESAR e do Porto Digital, atua como presidente do conselho de administração do parque tecnológico. À frente da TDS Company, promove inovação e transformação digital em negócios. Reconhecido entre os 20 nomes mais influentes do Brasil em inovação pelo Prêmio iBest 2023.

Isso vai fechar em 100 segundos

Eduardo Amorim

Contador, Especialista em Direito Tributário pela UFPE, Mestre em Gestão Pública pela UFPE; Auditor Fiscal do Estado de Pernambuco; Perito Contador do TATE; Professor Universitário; Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPE; membro da Academia Pernambucana de Contabilidade.

Isso vai fechar em 100 segundos

Ana Luiza Leite

Julgadora Tributário do Tribunal Administrativo Tributário de Pernambuco/TATE, Mestranda em Estado e Regulação pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE, Pós-graduada em Direito Administrativo pela Universidade Anhaguera (UNIDERPI), Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito do Recife/UFPE.

Isso vai fechar em 100 segundos

Fabio Lima

Graduado em Ciências Contábeis, Direito e Administração de Empresas. Trabalhou na PricewaterhouseCoopers Brasil Auditores Independentes entre 1997 e 2004. Atualmente sócio do escritório Ivo Barboza & Advogados, Vice Presidente de Fiscalização e Ética e Disciplina do CRC/PE e Diretor Jurídico do SESCAP.

Isso vai fechar em 100 segundos

Roberto Nascimento

Graduado em Ciências Contábeis, Direito, e em Teologia. Pós-graduado em Administração Financeira e em Direito Tributário. É vogal titular da Junta Comercial de Pernambuco (2023-2026). Sócio administrador da empresa RN2 Contabilidade, atuando como consultor de empresas nas áreas contábil, tributária, financeira, trabalhista e de gestão empresarial, bem como perito contábil e assistente técnico em perícias judiciais e extrajudiciais. Atualmente é presidente do Conselho Regional de Contabilidade em Pernambuco.

Isso vai fechar em 100 segundos

Toinho Mendes

Poeta, professor, escritor e repentista pernambucano que combina arte, educação e tradição oral em sua obra. Com sólida atuação em sala de aula, ele inspira alunos e público ao valorizar a cultura regional por meio da poesia improvisada, repentismo e textos autorais. Sua escrita reflete a riqueza do sertão, fortalecendo a identidade cultural e promovendo o saber popular em múltiplas frentes. Executa ações de planejamento, gestão e operacionalidade de projetos educacionais e sociais por meio do desenvolvimento de ideias e incremento do uso de tecnologias de aprendizado.

Isso vai fechar em 100 segundos

Emanuela de Paula

Graduação em Ciências Contábeis na FBV; Mestrado em Ciências Contábeis na UFPE; Doutoranda da FUCAPE; Professora da Pós-Graduação da BSSP; Instrutora do Conselho Regional de Contabilidade e SESCAP; Sócia de Escritório de Contabilidade NUMA - Soluções Contábeis Ltda; Sócia da Empresa Manu de Paula – Auditoria e terceirizações.

Isso vai fechar em 100 segundos

Lieda Amaral de Souza

Auditora Fiscal da Receita Federal de 06/93 a 11/24. Membro Comissão Reforma Tributária do CFC. Coordenadora da Comissão da Mulher CRCRN. Coordenadora de MBA Recuperação de Créditos e Revisão Tributária e Co-coordenadora da Especialização em Reforma Tributária da BSSP Pós Graduação. Sócia da BSSP Consulting. Diretora Acadêmica da Faculdade de Gestão BSSP.

Isso vai fechar em 100 segundos

João Eudes

Doutor em Ciências Contábeis pela FUCAPE, Mestre em Ciências Contábeis pela USP-SP, Pós-graduação lato senso em Contabilidade e Controladoria Governamental pela UFPE, graduação em Ciências Contábeis pela UFPE, graduação em Engenharia Mecânica pela UPE. Auditor de Controle Externo do TCE-PE, Professor Assistente da FUCAPE Business School - ES. Autor de artigos e livros de Contabilidade, Orçamento e Custos no Setor Público.

Isso vai fechar em 100 segundos

Joaquim Liberalquino

Contador e auditor tributário aposentado do Estado de Pernambuco. Mestre em Gestão para o Desenvolvimento do Nordeste, é professor assistente da UFPE, com especializações em Administração Financeira, Auditoria Pública e Gestão para o Desenvolvimento. Atua como consultor, perito e palestrante nas áreas de contabilidade pública e gestão fiscal, sendo reconhecido pela sólida contribuição ao fortalecimento das finanças públicas no Brasil.

Isso vai fechar em 100 segundos

Mario Sergio Cortella

Nascido em Londrina, no estado do Paraná no Brasil, filósofo e escritor, com Mestrado e Doutorado em Educação, professor-titular aposentado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual atuou por 35 anos, com docência e pesquisa na Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião; é professor convidado da Fundação Dom Cabral e foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo. Comentarista de rádio e televisão, tem presença expressiva nas redes sociais, com mais de 24 milhões de seguidores, é autor de 54 livros com edições no Brasil e no exterior.

Isso vai fechar em 100 segundos

Mariane Bigio

É uma entusiasta da palavra. Nasceu pernambucana do Recife, e se tornou Escritora, Contadora de Histórias, Cantora, Compositora e Radialista. Ministra Oficinas de Literatura para crianças, jovens e educadores. Celebra casamentos com poesia e apresenta eventos corporativos e festivais de arte como MC.

Isso vai fechar em 100 segundos