Governo estuda lançar Desenrola para renegociação de dívidas das empresas, diz Alckmin

29/11/2023

O governo estuda lançar um programa para renegociação de dívidas de empresas, aos moldes do “Desenrola Brasil”. A informação foi dada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, nesta terça-feira (28).

Mais cedo, Alckmin participou do Fórum de Comércio e Serviços, em que confirmou a intenção do governo de criar o programa. “Uma questão que estamos discutindo é o Desenrola Empresas também”, afirmou.

O que é o Desenrola Brasil

O “Desenrola Brasil’ foi criado para a renegociação de dívidas de pessoas físicas, com o objetivo de retomar o potencial de consumo da população.

A estimativa do Ministério da Fazenda é que o programa beneficie 70 milhões de pessoas, principalmente devedores com renda bruta de até dois salários mínimos ou que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

Fórum de Comércio e Serviços

O Fórum de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) foi criado no início do mês, com o objetivo de contribuir na elaboração de políticas públicas para o setor.

Segundo o presidente em exercício e ministro de MDIC, o Fórum discutiu nesta terça-feira (28) questões como desoneração da folha de pagamento, imposto de importação para compras de até US$ 50 e exportação de serviços.

Alckmin afirmou que o imposto de importação é o terceiro passo do governo, depois da regularização das empresas e da cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) –aplicado pelos estados.