CRCPE e FIEPE participam de Café da Manhã com Contadores, na Casa da Indústria

Home / Notícias

Postado por Comunicação CRCPE
17/03/2023

A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizou, nesta quinta-feira, a 1ª edição do Café da Manhã com Contadores, na Casa da Indústria. Na oportunidade, os presentes assistiram a palestras sobre os benefícios e vantagens do relacionamento com as indústrias, uso correto dos CNAEs e saúde e segurança do trabalho no e-Social. 

O presidente da FIEPE, Ricardo Essinger, abriu o evento dando às boas-vindas aos presentes e ressaltou a importância do mercado se atualizar, sobretudo na área tributária, cujas legislações mudam constantemente. 

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRC-PE), Dorgivânia Arraes, destacou a representatividade dos sindicatos patronais e do quanto é fundamental fortalecer o associativismo. Esse mesmo sentimento foi compartilhado pelo presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de Pernambuco (SESCAP), Christian Watanabe. 

Na programação de palestras, a gerente comercial do Sistema FIEPE, Fernanda Baltar, apresentou os serviços oferecidos pelo Sistema FIEPE e o assessor Jurídico da FIEPE, Roger Bold, falou sobre a classificação das atividades econômicas – CNAE, abordando pontos a respeito do enquadramento da atividade a fim de evitar passivos trabalhistas às empresas. 

Ainda na oportunidade, o gerente de Relações Industriais da FIEPE, Abraão Rodrigues, apresentou a Campanha da Contribuição da Indústria e a Política Industrial de Pernambuco. Em seguida, foi a vez da analista de Produto da diretoria de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-PE Luciana Lucena abordar detalhes do e-Social, destacando as responsabilidades dos empregadores e também dos eventos de SST.

Já os sócios-diretores da Saraiva, Tibúrcio & Cavalcanti Advogados, Felipe Coêlho Neto e Davi Cavalcanti, trouxeram pontos sobre como os passivos trabalhistas e previdenciários podem ser gerados a partir da aplicabilidade incorreta dos CNAES, bem como sobre as transações tributárias por adesão e individuais. 

O sócio-diretor da Contz Assessoria Contábil, George Bacelar, abordou a perspectiva do setor fiscal, destacando pontos como o cadastro e dissolução irregular da empresa, prorrogação do FEEF até 2024 e aumento da alíquota geral do ICMS em alguns estados. 

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-PE, Deborah Barros, explicou sobre os principais cuidados para evitar autuações fiscais, frisando os pontos sensíveis como estoques, movimentação financeira e créditos fiscais. 

O encerramento ficou por conta do diretor financeiro da FIEPE, Felipe Coêlho. Na ocasião, ele apresentou o trabalho realizado pela FIEPE em defesa da indústria e as proposições que o setor faz constantemente em prol da melhoria da economia do Estado.

Fonte: Fiepe

Últimas notícias