Empregadores devem recolher Contribuição Sindical Patronal até hoje
Home / Notícias
Postado por Comunicação CRCPE
31/01/2017
Esta contribuição é feita com base no Capital Social da última alteração contratual existente e cada Sindicato utiliza uma tabela de co-relação para identificar o valor da contribuição.
O art. 580 da CLT estabelece os critérios para recolhimento dessa contribuição, a patronal (empresa) em uma importância proporcional ao capital social da empresa, mediante a aplicação de alíquotas baseadas em tabela das respectivas entidades sindicais.
A penalidade por recolhimento fora do prazo corresponde a:
a) multa: 10% sobre o valor da contribuição, nos primeiros 30 dias, acrescida de 2% por mês subsequente de atraso;
b) juros: 1% ao mês ou fração.
De acordo com o art. 606 da CLT, cabe às entidades sindicais, em caso de falta de pagamento, promover a respectiva cobrança judicial mediante ação executiva valendo como título de dívida a certidão expedida pelas autoridades regionais do Ministério do Trabalho, além da possibilidade de a empresa em questão ficar impedida de participar de concorrências públicas (cartas convite, licitações, entre outros).
Os procedimentos de cálculo e recolhimento da contribuição sindical patronal estão em uma Orientação disponível no Portal COAD.
Fonte: COAD
Últimas notícias
-
Curso: Inteligência artificial aplicada à contabilidade - Zoom
-
Presidente do CRCPE participa do 14º Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público
-
Estudantes de Timbaúba recebem comitiva do CRCPE para uma palestra especial
-
Curso: NBCs TG 08/18/20/23/24/31 - 18, 19 e 21/11 - Online
-
VII Encontro Estadual da Mulher Contabilista / IV Encontro dos Jovens Profissionais da Contabilidade de PE - 22/11 - Recife